Ceará aprova Lei de comissão contra violência em escolas

Ass. Imprensa

19/07 de 2020

3 Minutos

Organizações se uniram para reelaborar lei que reforça o papel das comissões de prevenção de maus tratos nas escolas do estado.

ONG Visão Mundial ajudou no processo de atualização de lei de 2002; novo PL foi aprovado nesta quinta-feira, 16, e será enviado para sanção do governador. De 430 escolas públicas do estado do nordeste brasileiro, apenas 27 (6%) têm comissões de proteção. Com a nova lei, está previsto a formação para mais 130 escolas até o fim do ano.

Após meses de pressão de entidades e organizações da sociedade civil, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (16), Projeto de Lei que adapta e reforça o papel das comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes nas escolas do estado. O próximo passo é o envio para a sanção do governador.

A aprovação da PL é fruto de esforço coletivo de organizações que se juntaram para reescrever e reelaborar uma lei de 2002 (nº 13.230/2002) que autoriza a criação de comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças adolescentes nas escolas da rede pública e privada do estado do Ceará.

O PL 431/19, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e subscrito pela deputada Augusta Brito (PCdoB), determina que as comissões deverão desenvolver planos de prevenção às diversas expressões de violência no ambiente escolar; notificar e tomar as medidas cabíveis (no ponto de vista educacional e legal, encaminhando as denúncias às autoridades competentes); implantar protocolo único de registro; e notificar suspeitas de casos de violência ao Conselho Tutelar.

Apenas 6% das escolas públicas do Ceará possuem comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência contra crianças e adolescentes, conforme obriga a Lei. O fato de a escola ser um ambiente seguro para crianças e adolescentes têm impacto direto no desenvolvimento infantil”, alerta Márcia Monte, assistente social e assessora técnica da Visão Mundial, uma das ONGs envolvidas na reelaboração da lei.

A lei promulgada em 2002 foi fundamental para dar visibilidade à violência contra a criança e o adolescente na rede de ensino cearense, mas precisa ser atualizada em função do momento e dos novos formatos de violência registrados no ambiente escolar.

“As alterações propostas e aprovadas na lei são resultado de um amplo diálogo com representantes de diversos segmentos que participam do cotidiano da escola, entre professores, ONGs, servidores da Secretaria de Educação (SEDUC) e diversas outras entidades da sociedade civil e do poder público, conta Márcia. “O PL foi uma luta travada durante 4 anos para deixar essa lei com realmente a “cara” das necessidades das escolas”, ressalta.

Uma pesquisa divulgada em 2019 pela ONG Visão Mundial identificou que 48% das crianças e adolescentes afirmam não se sentirem seguros nas escolas. Esses dados foram obtidos de acordo com as respostas de crianças e jovens entrevistados na pesquisa Infância (Des)protegida.

Segundo Márcia Monte, esse cenário precisa mudar. “É é importante que os profissionais destas instituições públicas ou privadas, estejam atentos, sensibilizados e preparados para trabalhar o problema no ambiente escolar. A estratégia, quando se trata de violência contra a criança e o adolescente, deve ser a prevenção, pois só assim garantimos os direitos que qualquer criança deve ter. Precisamos trazer essa responsabilidade também à escola”, conclui .

A intenção é que com essas modificações, a Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Organização Não Governamental Visão Mundial, dêem a certificação da Formação das Comissões de Proteção à Criança e ao Adolescente para mais 130 escolas até o fim de 2020.

Sobre a Visão Mundial – A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania.

Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org