ConteúdosEducadoresNacionalNotícias

Dicas do SENAC para o ENEM

O período de grandes exames é uma verdadeira maratona, mas que pode ser cumprido sem estresse desde o período preparatório.

Redação

São Paulo, 14/06 de 2021.

2 Minutos

Enquanto estudantes do Ensino Médio e vestibulandos em geral estão na expectativa para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, que tal turbinar esse período com dicas para se preparar a partir de agora?

Os estudantes do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo já entraram nesse clima de aquecimento e, a partir deste mês, terão acesso a oficinas de redação e simulados aplicados de maneira semelhante ao exame, tudo pensado para diminuir a ansiedade e ampliar o conhecimento sobre as diversas áreas de conhecimento abordadas.

Uma das etapas mais temidas da prova, a redação, não precisa ser um bicho de sete cabeças para os estudantes, é o que afirma Fernanda Yamamoto, coordenadora de projetos educacionais do Senac São Paulo. “Estudar de forma estratégica e saber como se informar sobre os temas atuais são as chaves do sucesso na hora da redação. Para isso, é importante tomar cuidado com fake news e com supostas manipulações midiáticas. É sempre produtivo ter o bom senso apurado e verificar a mesma informação em fontes diferentes”, explica.

Entre as principais pautas para se manter atento, não só para a prova de redação, mas para a vida, Fernanda destaca as novas relações de trabalho, o novo normal pós-pandemia, questões LGBTQI+, preconceitos sofridos por grupos sociais e relações do homem com o meio ambiente.

5 dicas para treinar a redação:

1. Ler vários tipos de textos, de várias fontes;
2. Absorver informações para utilizar nos textos;
3. Compreender o que a banca examinadora está solicitando;
4. Escrever as redações em um rascunho antes de transcrever a versão final,
5. Reescrever as redações para corrigir os erros
.

Dicas do SENAC para o ENEM. Nada de estresse é muito importante.
Dicas do SENAC para o ENEM. Nada de estresse é muito importante. (Foto: Internet)

Para ampliar esse período de treinamento, a Editora Senac São Paulo dispõe, entre suas publicações, do livro “Redação e Edição de Textos”, de Marília Pessoa e Raquel Bahiense F. de Castro.

Com inúmeras outras dicas para compor uma boa redação, segredos das principais provas (Enem e vestibulares mais concorridos), além de explicações sobre Língua Portuguesa, o título pode ser adquirido nas versões física (via Livraria Senac) ou e-book (via Amazon).

Simular os exames também ajuda

Em relação aos simulados, é importante testar-se de tempos em tempos, para mapear as dificuldades e tirar as dúvidas antes dos exames. “Além de ajudar na dinâmica dos estudos, os simulados antecipam a experiência das provas e, para isso, é importante que o inscrito fique atento ao tempo de conclusão durante os treinamentos, para não exceder o tempo de 5h30 no primeiro dia e 5 horas na segunda etapa”, ressalta a coordenadora do Senac.

Outra forma de simular os dias do Enem – ou de um vestibular – é estudar o trajeto de casa até o local da prova. Aplicativos como Waze ou Google Maps podem ajudar nisso e, se possível, percorra esse caminho com antecedência, para entender possíveis focos de congestionamento e evitar virar um dos #atrasadosdoEnem.


5 dicas de especialistas para simulados e se garantir nos exames:

Camila Alves Ramos, docente da área de alimentação do Senac São Bernardo do Campo
1. Cuide da alimentação desde já! “Prefira refeições balanceadas e com base em itens naturais, como hortaliças, cereais integrais, leguminosas, proteína animal, frutas e hidratação, com dois litros de água ao dia, pelo menos”.
2. Valorize seu sono. “Dormir pelo menos sete horas por noite garante o descanso necessário para repor as energias e ter disposição para seguir a rotina de estudos”.

Juliana de Abreu Gonçalves, docente da área de alimentação do Senac São Miguel Paulista
3. Escolha bem os lanchinhos durante as provas. “Leve uma garrafa de água para garantir a hidratação e, para comer, prefira frutas já higienizadas e um biscoito salgado sem recheios ou laticínios. Um pedaço pequeno de chocolate também pode ajudar na sensação de bem-estar e controle do estresse, assim como a banana”.

Carolina Miyoko Okino, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São Miguel Paulista
4. Fique zen! “Exercícios de respiração ajudam a manter o foco e a concentração. Inspire profundamente por 5 a 7 segundos, expire como se estivesse soprando por um canudo, sentindo que soltou o máximo de ar, repita algumas vezes, ou até se sentir mais calmo e relaxado. A aromaterapia também contribui para este momento. Pingue 6 gotas de óleos essenciais como lavanda, bergamota ou hortelã pimenta em um potinho de creme neutro, misture bem e aplique sobre os punhos, região central do tórax e na sola dos pés para ajudar a relaxar”.

Ricardo Almeida, docente da área de moda do Senac São Bernardo do Campo
5. Look do dia de prova. “Peças leves e maleáveis devem ser as principais escolhas. Aposte em calçados confortáveis, como os tênis. Evite saltos altos, bijuterias pesadas e roupas em cores vibrantes, que causam cansaço visual. Leve uma jaqueta, cardigan ou moletom, caso o ambiente esteja refrigerado.

O mais importante: a máscara é um acessório fundamental para se proteger contra a Covid-19 e deve ser usada durante a prova. Prefira os modelos PFF2 ou N95. Os modelos de tecido ou descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas”.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP