O Futuro Assenta nos Dados.

A importância dos dados é inquestionável, mas para saber explorar todo o seu valor é necessário que os profissionais estejam preparados para o futuro.

João Pedro Oliveira

São Paulo, 18/11 de 2020.

2 Minutos

Estamos a assistir a um momento de transformação digital sem precedentes. A tecnologia e a democratização de dispositivos conectados, geram uma explosão de informação que os Sistemas de Informação tradicionais não estão preparados para lidar.

O paradigma mudou do BI tradicional, onde a maioria dos dados recolhidos são provenientes de fontes operacionais, assentam em dados estruturados e as análises efetuadas com base em informação histórica, para um paradigma de dados massivos analisados em tempo real, provenientes de diversas fontes e com estruturas diversas, estruturadas e não-estruturadas.

Esta realidade abriu o caminho à adoção de novas arquiteturas, ferramentas e metodologias de trabalho.

A estabilidade e maturidade dos Sistemas de Informação foi abalada e desafiada com novos conceitos. Criaram-se condições para a fundação de uma nova arquitetura de referência, preparando as organizações para uma realidade futura cada vez mais assente no armazenamento e tratamento de informação.

Nasceu o conceito Big Data, usado para classificar informação que agrega três características principais, os chamados três Vs – Volume, Velocidade e Variedade –  e nasceu a peça central que permite lidar com este tipo de informação, o Data Lake.

Garrafas e Lagoas – capacidade de armazenamento -Quantidade x Qualidade

Parafraseando James Dixon, CTO da Pentaho, se pensarmos que um Data Mart é uma garrafa de água, selecionada e preparada para um fácil consumo, o Data Lake é um corpo massivo de água num estado mais natural, onde a informação flui continuamente de várias fontes e onde é dada a oportunidade aos utilizadores de tirar amostras, experimentar e examinar.

Para explorar a informação no seu estado mais “puro” surgiu a necessidade de encontrar perfis altamente qualificados, com métodos e ferramentas específicas de análise e perfis qualificados no transporte, tratamento e disponibilização da informação. Surgiram deste modo as figuras do Data Scientist e do Data Engineer.

A evolução da capacidade de processamento das infraestruturas, principalmente a nível da velocidade de computação, criou a oportunidade para a adoção e massificação de algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning. Surgiram novas oportunidades de negócio à volta da utilização da informação e várias indústrias registaram grandes progressos e melhorias de eficiência com a adoção de processos avançados de análise.

Neste contexto, as organizações estão cada vez mais sensibilizadas para a necessidade de apostarem em iniciativas analíticas, principalmente se estiverem alinhadas com melhorias de rentabilidade e eficiência.

A democratização dos dados assume um papel central, bem como a necessidade de apostar na formação e atualização das técnicas e ferramentas das equipas analíticas.

A escassez de perfis qualificados, e as necessidades prementes do mercado, levaram ao movimento de capacitação das equipes de negócio, nascendo o perfil do Citizen Data Scientist.

Educar é qualificar – IA x Mineradores

Este perfil alia um elevado conhecimento do negócio, com a autonomia no uso de técnicas analíticas avançadas.

Com este cenário, torna-se imperativo adquirir, de forma regular, novos conhecimentos neste setor para compreender (ainda melhor) a vantagem competitiva inerente à informação que dispomos no dia a dia.

Para todos os profissionais da área, o investimento em formação assume, por isso, um aspecto central, especialmente para progressão da sua carreira, uma vez que poderá traduzir-se na melhoria da sua performance.

No catálogo de formação para 2019, irão ser disponibilizados cursos que abordam todas as vertentes de uma iniciativa de Data Science, desde o tratamento, armazenamento e processamento da informação, com foco nas arquiteturas de Big Data e Cloud, passando pela análise avançada de dados com cursos de Data Mining em R e Python, abordando o tema de automação com métodos de Machine Learning e finalmente disponibilizando cursos não menos importantes na vertente de comunicação de resultados, com a presença de cursos em conhecidas ferramentas de Reporting e Visualização de dados.

Neste âmbito, importa participar em cursos relevantes e é aqui que a Winning ganha protagonismo, ao disponibilizar formação contínua ao mercado. Destaco o curso “Data Science: Ciência dos Dados em R”, dirigido a Analistas, Cientistas de dados, Profissionais de IT, Diretores Funcionais e Executivos e Profissionais de Marketing, IT, Qualidade, Risco, etc..

Esta é uma excelente oportunidade para apostar na formação profissional e obter novas valências analíticas sobre o tratamento de dados.

João Pedro Oliveira Head of Data Science Competency Center, WINNING Scientific Management