Ensino

As melhores Universidades em 2020 em um ano difícil

Na América Latina o choque do Covid-19 também forçou uma reavaliação do ensino superior

07/07 de 2020

Ellie Bothwell

3 Minutos

A pandemia de coronavírus foi um choque enorme para o setor (veja o ranking das universidade latinas 2020) com instituições enfrentando problemas de acesso e relacionados à infraestrutura na corrida para se mudar para a Internet. Também existem preocupações generalizadas sobre o futuro financeiro de muitas universidades.

Uma pesquisa recente constatou que a grande maioria das instituições de ensino superior da região previa uma queda nas matrículas de estudantes este ano à luz do Covid-19, enquanto cortes de salário também eram esperados, principalmente em instituições públicas.

Obviamente, a crise está afetando universidades em todo o mundo, mas mesmo antes da pandemia, as instituições da região latino-americana já estavam lutando.

2020: resultados anunciados

As universidades brasileiras sofrem grandes cortes de financiamento desde 2019 e enfrentam restrições ao número de pesquisadores que podem viajar para conferências internacionais. No Chile, houve protestos em relação ao alto custo do ensino superior. E na Venezuela houve uma enorme queda na quantidade de pesquisas sendo produzidas por estudiosos.

Mas as universidades da região também estão provando seu valor e resiliência. Marcelo Knobel, reitor da Universidade de Campinas do Brasil, disse ao Times Higher Education em maio que achava que a pandemia havia levado a “um ponto de virada” no engajamento científico.

“Se podemos tomar um lado positivo dessa crise, é que, pelo menos no Brasil, agora podemos mostrar à sociedade que as universidades públicas são realmente importantes para o futuro do país e o futuro do mundo”, disse ele.

Os resultados do ranking das universidades da América Latina deste ano também demonstram a importância das universidades em toda a região.

A tabela deste ano é liderada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo segundo ano consecutivo, mas no geral 166 instituições de 13 países são apresentadas. Os resultados mostram que muitas das universidades brasileiras estão se destacando na área de ambiente de ensino, as instituições na Colômbia e no Chile lideram o impacto da pesquisa e os campi no Equador têm as melhores perspectivas internacionais.

Veja na tabela abaixo quais países estão liderando citações nas ciências da vida e ciências clínicas e, portanto, podem estar tendo o maior impacto de pesquisa em relação ao Covid-19.

Embora nossa análise forneça uma imagem um tanto sombria do futuro potencial que as universidades latino-americanas enfrentam, ela também levanta uma questão importante: a crise desencadeará um novo paradigma de ensino superior na região?

Para que as instituições sobrevivam e prosperem no futuro pós-pandemia, a resposta deve ser sim.

Ellie Bothwell

A íntegra desta matéria em inglês encontra-se neste site:
https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/latin-america-university-rankings-2020-universities-prove-their-value

Acompanhe esta tabela e clique sobre a Universidade que quiser conhecer melhor:

Country/region    Number of institutionsTop institutionRank
Brazil61University of São Paulo2
Chile30Pontifical Catholic University of Chile1
Colombia23University of the Andes, Colombia11
Mexico22Monterrey Institute of Technology4
Ecuador9University of San Francisco, Quito56
Argentina8Austral University36
Peru6Universidad Peruana Cayetano Heredia26
Venezuela2University of the Andes, Venezuela57
Costa Rica1University of Costa Rica32
Cuba1University of Havana44
Jamaica1The University of the West Indies18
Puerto Rico1University of Puerto Rico53
Uruguay1ORT Uruguay University101–125
Ranking das Universidades Latinas 2020

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP