A INTERNET DAS COISAS – (IoT)

IoT (Internet das coisas em inglês) representa a integração cada vez maior da tecnologia nos objetos e consequentemente na nossa vida e negócios. O segmento, alinhado com soluções criativas, pode fazer a diferença não só na forma em que vivemos, como também trazer contribuições significativas para a nossa sociedade.

São Paulo, 26/07 2020.

A tecnologia está em constante mudança e evolução, e tende a se incorporar em diversos aspectos do nosso cotidiano, não se limitando apenas a computadores; cada vez mais agrega conectividade aos objetos do nosso dia a dia. É a “Internet das Coisas”.

Porém, por ser uma temática atual e tendência para os próximos anos, não dispõe, ainda, de uma bibliografia mais consistente e aprofundada, especialmente na língua portuguesa.

Este artigo que tem como objetivo reunir, sistematicamente, a bibliografia disponível para divulgar os conceitos e definições sobre o tema, com maior facilidade, a quem se interesse pelo assunto, ou mesmo a curiosos que desejam entender um pouco mais desta tendência tecnológica na Educação 4.0 e na nova revolução industrial.

Metodologicamente, o estudo foi realizado através da coleta, leitura e análise de trabalhos científicos publicados, escolhidos por critérios pré-estabelecidos.

Além disso, para compreendermos como esta tecnologia tem se desenvolvido, abordaremos sua história, seu surgimento e evolução, até chegarmos ao panorama atual.

Desta forma, com a leitura desse artigo será possível definir o que é Internet das Coisas, identificar exemplos, conhecer seu contexto histórico, bem como as mudanças que essa tecnologia vem trazendo à realidade em que vivemos.

IoT – A internet das coisas possui diversas aplicações, que podem ser desde uma cafeteria inteligente controlada pelo celular a sensores que preveem e analisam a “saúde” do funcionamento das máquinas de uma fábrica.

A relevância deste estudo está em fomentar novos estudos na área, fornecer embasamento para futuros trabalhos científicos e auxiliar de alguma forma no desenvolvimento desta nova tecnologia.

Desta maneira, depois de discutido e analisado o tema, chegamos à conclusão de que a Internet das Coisas é a interação de um objeto ou sensor com o ambiente em que está inserido, sendo que permeando este ambiente existe uma conexão que é a que permite a comunicação entre o objeto e sensor onde está inserido.

Portanto, para uma tecnologia receber o título de Internet das Coisas deve haver uma “coisa” (ou objeto) interagindo com o ambiente onde está, com o auxílio da rede, para ser possível esta interação.

Autores: MOISÉS PANEGASSI FACHINI, NATHALIA PINHEIRO MESQUITA, RAFAEL PADOVANI OLIVEIRA, PATRICIA GALLO DE FRANÇA
Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)