Quase Mil aulas no Futura

Quase mil aulas no Futura – Online e inéditas elas reforçam o apoio a estudantes do Ensino Médio a partir do dia 1º de março, na internet e pelo canal Futura na TV.

São Paulo, 01/03 de 2021.

2 Minutos

Conteúdo faz parte das iniciativas da Fundação Roberto Marinho voltadas para estudantes em ensino híbrido. Ações incluem também apoio a professora(e)s, como acesso gratuito a conteúdos de aula customizáveis e cursos de formação.

Quase mil aulas inéditas de todas as disciplinas de Ensino Médio estarão disponíveis gratuitamente, a partir do próximo dia 1º, no YouTube e na tela do Canal Futura – na TV, o conteúdo vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h. As videoaulas reforçam as iniciativas da Fundação Roberto Marinho no apoio aos estudantes em ensino híbrido, às famílias e a(o)s professora(e)s durante a pandemia.

Em um ano em que o ENEM teve índice recorde de abstenções (55,3% dos candidatos) e as redes de ensino implementam estratégias de ensino híbrido, a série de 911 videoaulas vai oferecer aos estudantes conteúdos alinhados à BNCC, com apresentação de 22 professora(e)s de todas as regiões do país, com experiência em linguagem audiovisual, num mosaico de sotaques e estilos.

O novo conteúdo se soma às 638 videoaulas voltadas às disciplinas do Ensino Fundamental 2 já disponibilizadas – foram mais de 5,8 milhões de visualizações das aulas no YouTube do Futura em 2020 – totalizando mais de 1.500 videoaulas com conteúdo didático para crianças e jovens.

“O lançamento faz parte de um conjunto de esforços da Fundação Roberto Marinho para disponibilizar soluções educacionais que apoiem os estudantes e a(o)s professora(e)s, especialmente no cenário da pandemia, que agravou os desafios da Educação no país, com aumento da desigualdade educacional, defasagem de aprendizagem, baixa conectividade, entre outras questões”, analisa o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

Estratégia de atuação em seis frentes – Quase Mil aulas no Futura

A estratégia de atuação da Fundação se divide em seis frentes, com conteúdos e serviços educacionais gratuitos em suas plataformas e uma rede de cooperação que inclui educadora(e)s, secretarias de Educação e instituições do Terceiro Setor. Veja as outras iniciativas:

1. Distribuição de conteúdo em apoio ao ensino remoto

. Faixas de programação especial #EstudeEmCasa, no Canal Futura e em TVs educativas de todo o país. Foram mais de 400 horas de conteúdo licenciadas para instituições parceiras.

. Faixa de programação Vamos Aprender, com conteúdo educativo segmentado por ciclos de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A iniciativa, parceria entre CONSED, UNDIME e instituições da área de Educação, cede conteúdo para mais de 50 secretarias estaduais e municipais de Educação como apoio ao ensino remoto.

. Soluções da FRM disponíveis na plataforma Aprendendo Sempre, iniciativa com 20 instituições, que mapeia ferramentas gratuitas para professora(e)s, gestor(a)es e famílias

2. Criação e implementação de serviços educacionais

. Entre março e dezembro de 2020, mais de 4.300 aluna(o)s foram atendidos por mês em aulas online gratuitas, preparadas por professora(e)s da Escola da Fundação Roberto Marinho, no projeto Classes Abertas.

3. Lançamento de novas metodologias e produtos

. Mais de 900 aulas para download de professora(e)s – Parceria da Fundação com o Google for Education disponibiliza, para professora(e)s, parte do acervo pedagógico da Fundação. São mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, divididas por disciplinas, que podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas pela(o)s professora(e)s em suas aulas no Google Classroom.

. Guia de Produção Audiovisual para educadora(e)s, auxiliando na utilização da tecnologia como recurso pedagógico.

. Cursos Online para formação de professor(ae)s, que já atendeu mais de 1.600 participantes, com temas como Educação, Cidadania, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

. Game educativo CDF (Clube Desafio Futura) com conteúdo customizável: a(o)s professora(e)s podem criar ambientes no aplicativo, juntamente com a(o)s estudantes, trabalhando o conteúdo com técnicas da gameficação. O app é gratuito.

. Podcasts: serviços educacionais via streaming sobre educação, empreendedorismo, juventudes e inovação, nas séries Chão de Escola, Negócio que eu Quero, PodTech, Ela Faz Assim e Qual vai ser?

4. Apoio no retorno às aulas presenciais

. Matrizes Curriculares para aceleração da aprendizagem no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir da BNCC, com download gratuito: As matrizes trazem um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas pela(o)s estudantes, os objetivos de aprendizagem a cada etapa escolar e sugestões de práticas para a(o)s educadora(e)s, com foco na aceleração escolar e Educação de Jovens e Adultos

. Formação de professora(e)s e técnicos educacionais com foco em avaliação, gestão pedagógica e práticas de ensino e aprendizagem para o “volta às aulas”

5. Apoio às famílias no isolamento social

. QR Codes na tela do Futura: curadoria interativa leva conteúdo educacional complementar.

. Projeto Telas Abertas: Implementado em 2020, levou comunicação instantânea via celular (Whatsapp) com informações sobre pandemia, estudos e rotina doméstica. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Votorantim.

6. Produção de evidências para subsidiar políticas públicas e projetos sociais

. Plataforma Juventudes, Educação e Trabalho reúne e analisa dados sobre essas três áreas, segmentados por estados e por municípios, possibilitando um amplo diagnóstico dos desafios do país. Acesso gratuito. (https://www.pjet.frm.org.br)

. Pesquisas como “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”; “Consequências da violação do direito à educação” e “Juventudes, Educação e Projeto de Vida” traçam panorama da Educação no país