CiênciasCultura SistêmicaEducaçãoMeio AmbienteProfessore(a)s

Análise da Paisagem: Equilíbrio de Potencial.

O conceito paisagem é utilizado em diversas áreas de estudos científicos e educacionais, na Ecologia, Biologia, Agronomia, Arquitetura e nas Artes por exemplo, podemos encontrar diferentes definições para ele. Sua análise define a importância do equilíbrio entre o potencial ecológico e a exploração biológica.

Gleycon Silva

São Paulo, 26/03 de 2021.

1 Minuto

Entretanto, quando se trata de paisagem na Geografia, esse conceita aparece de forma mais robusta e completa. Na Geografia a paisagem é descrita com uma análise mais criteriosa do espaço geográfico, com um olhar que nos permite compreender os fenômenos espaciais (culturais, econômicos, sociais e ambientais) que podem ou não influenciar na modelagem de uma determinada paisagem.

A paisagem é um termo impreciso, já que cada um pode utilizar formas e sentidos que alteram seu sentido. A paisagem se constitui de elementos físicos, biológicos e antrópicos que reagem e interagem uns sobre os outros, trata-se por tanto de uma combinação dinâmica e instável, o qual forma um conjunto único e indissociável, em constante evolução.

Para efetuar a análise de uma paisagem é preciso ter uma noção de escala e qual escala se adéqua à análise pretendida, deve-se também classificar os elementos que influenciam na transformação das paisagens, como o clima e pedologia, assim como a ação antrópica. A observação de como se comporta a vegetação é uma das melhores análises que pode realizar-se para uma determinada paisagem, pois a vegetação sempre se comporta como verdadeira síntese do meio.

Paisagem é um conceito de enorme amplitude geoespacial (Foto: autor)
Para muito além da beleza

Ao estudar um ecossistema é necessário reajustar a taxonomia biogeográfica e escolher unidades geográficas globais adaptadas ao estudo da paisagem, isso porque o termo ecossistema é muito abrangente, pode ser um oceano ou um pântano, por exemplo.

Uma dinâmica importante para sintetizar uma paisagem, é delimitar seu espaço, encontrando uma taxonomia das paisagens com condição de fixar limites, estabelecendo uma relação com a realidade geográfica.

Esse sistema taxonômico auxilia especificar as paisagens de acordo com suas respectivas escalas, situando-as em sua dupla perspectiva do tempo e do espaço.

Com o sistema designado, tem-se seis níveis, temporo-espaciais; de uma parte a zona, o domínio e a região; de outra parte, o geosistema, o geofácies e o géotopo. Analisar o geossistema é de fundamental importância para entender o mosaico de uma paisagem.

Uma das definições teóricas que podemos analisar é o geossistema, o qual determina uma ciclicidade onde, a ação antrópica influencia e sofre influência do potencial ecológico e da exploração biológica, o potencial ecológico e a exploração biológica interagem entre si, e no centro dessas relações e interações, está o geossistema, o qual se encontra em clímax quando há um equilíbrio entre o potencial ecológico e a exploração biológica.

Dentro dos geossistemas há os geofáceis, os quais representam uma malha na cadeia das paisagens. Outros fatores que são importantes para o estudo e entendimento das paisagens na geografia física global são: a dinâmica da paisagem; a tipologia das paisagens e a cartografia das paisagens.

Este tema sobre a análise da paisagem é muito importante e pode nos auxiliar para planejamentos urbanos assim como para planejamento rural e ecológicos. Além disso, apresenta uma abordagem que nos permite compreender melhor sobre a importância e definição dos geosssistemas e geofáceis para a caracterização e compreensão de uma determinada paisagem.

É importante lembrarmos que somos agentes transformadores e que nossas ações contribuem diretamente para a transformação de uma paisagem. Cabe a nós a tomada de consciência e compreendermos como esses processos acontecem e termos planos de ação que impactem o menos possível nossas paisagens e que cada atitude seja coerente a realidade local, sempre respeitando as delimitações e encontrando formas de potencializar o uso de determinadas paisagens.

Gleycon Silva Gestor Ambiental – Mestre em Ciências Ambientais pela UNIFAL

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP