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Evasão Escolar: Perda de 214 bilhões.

A evasão escolar de um (1) aluno gerou a perda de R$ 372 mil por ano para o Brasil em 2020. Com 575 mil adolescentes fora das escolas o número equivaleu a 3,5% do PIB. O PIB de 2021 no 1º trimestre foi de R$ 2,048 trilhões. Se confirmada a tendência media anual será de R$ 8 trilhões. 3,5% desse valor é uma tragédia anunciada, se considerarmos a pandemia e seus graves efeitos na Educação

Isabela Alves

São Paulo, 10/06 de 2021.

Já o investimento para que esse aluno conclua a educação básica custou cerca de 90 mil em2020. Os dados são do documento ‘Consequências da Violação do Direito à Educação, produzido pela Fundação Roberto Marinho e pelo Insper.

O levantamento revelou que um jovem fora da sala de aula gera mais gasto do que quando o mesmo está engajado com os estudos. Além disso, para o futuro, ele terá mais chances de trabalho e mais expectativa de vida com qualidade.

A taxa de abandono acadêmico no Brasil é de 17,5%. Ou seja, estima-se que 575 mil adolescentes estejam fora das universidades, o que gera uma perda de 214 bilhões de reais por ano para o Brasil. O número equivale a 3,5% do PIB.

Durante um webinário sobre as consequências da violação do direito à educação, especialistas apontaram que também é necessário garantir que os jovens tenham a oportunidade de realizar um estágio para complementar o processo de aprendizagem.

Isso faz com que os estudantes trabalhem e se desenvolvam profissionalmente, o que potencializa ainda mais a carreira destes indivíduos.

A taxa de desemprego da população dos 18 a 24 anos foi de 23,8%, no 4º trimestre de 2019, para 27,1% no 1º trimestre deste ano, de acordo com a Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assista o debate aqui no link

Segundo estudos realizados pelo Insper a marca pode se repetir em 2021.

Substituição de atual modelo de ensino remoto e adoção de ações de recuperação podem mitigar em até 40% perda de aprendizagem na pandemia, estima estudo do Insper em parceria com o Instituto Unibanco. Saiba mais aqui

A estimativa de perda de aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio em 2021, representada na escala de pontos Saeb. Em matemática: 20 pontos, com continuidade de aulas no modelo remoto até o fim de 2021; 17 pontos, com continuidade de aulas no remoto até o fim de 21, mas com o dobro de engajamento nas aulas; 14 pontos, com adoção de algum modelo híbrido no segundo semestre de 2021; 12 pontos, com adoção de algum modelo híbrido no segundo semestre de 2021 e de ações de recuperação.

Em português: 16 pontos, com continuidade de aulas no modelo remoto até o fim de 2021; 14 pontos, com continuidade de aulas no remoto até o fim de 21, mas com o dobro de engajamento nas aulas; 13 pontos, com adoção de algum modelo híbrido no segundo semestre de 2021; 11 pontos, com adoção de algum modelo híbrido no segundo semestre de 2021 e de ações de recuperação.

Evasão Escolar: Perda 214 bilhões. A questão que se coloca é: qual a relação imediata entre a utilização de modelos educacionais, alternativos e emergentes em função da pandemia com a enorme evasão escolar?
(Gráfico do Insper)Fonte: elaboração Barros et al. Rede pública (2021).

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Redação

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