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Antes Mesmo da Escola

Quando a criança pobre vai para uma creche pública, ela desenvolve aspectos de socialização diferentes, amplificando as suas relações sociais, bem antes daquelas de classe media e alta que ficam em casa com a família, geralmente restritas a um âmbito menos diversificado. Deste modo, antes mesmo da escola, para compensar, talvez, a natureza tenha gerado as inúmeras diferenças já no nível genético e nas características psico-físicas-emocionais-mentais de cada um. Além disso, cada um é filho de um momento. Nascer é um evento circunstancial, um encontro fortuito, fruto de relações movidas por interações e interesses distintos.

 

Redação

São Paulo, 26/08/2023

2.8 Minutos.

O aprendizado deve começar antes mesmo da escola, diz a gerente pedagógica da Conquista Solução Educacional, Alessandra Wsolek. O protagonismo infantil precisa ser trabalhado em casa, desde os primeiros dias de vida.

Sempre que uma criança está brincando, ela está aprendendo. Não à toa o brincar está previsto, inclusive, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento rege os conteúdos a serem trabalhados ao longo de toda a vida escolar, seja nas escolas públicas, seja nas privadas. Mas, a aprendizagem significativa vai muito além do brincar na escola. Ela precisa de ser trabalhada também quando a criança está em casa.

Curiosidade e encantamento são características comuns às crianças. Por isso, é preciso saber como aproveitar essas características para estimular o protagonismo infantil. Para a pedagoga, esse é o momento ideal de gerar nas crianças a competência de aprender a aprender. “A aprendizagem significativa promove o desenvolvimento integral da criança e deve considerar seus conhecimentos prévios. A criança não é uma tábula rasa, ela é fruto de um contexto e traz consigo muitos saberes”, explica.

A infância é um momento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Todavia, esse momento trará consequências a sua vida adulta: ser curioso, que aprende e se entende como alguém potente. Ou poderá vir a ser um que procura pouco pelo aprendizado e se entende como uma pessoa limitada. O aprender faz parte da vida e deve ser estimulado desde o nascimento.

Antes Mesmo da Escola
Brincar, com diferentes crianças, em ambientes saudáveis e bem orientados, é uma proposta da Educação Socialista. (Img. Web)
Brincar e brincar

Não é à toa que, pela a lei brasileira, todas as crianças devem estar matriculadas no primeiro ano da pré-escola, no máximo até os quatro anos de idade. Portanto, entende-se ser  nessa fase que ela precisa, necessariamente, começar a conviver com outras crianças. Com isso, ela estimula o seu desenvolvimento, bem como as habilidades socioemocionais que serão usadas ao longo de toda a vida. Mas o aprender, em si, segundo Alessandra, começa muito antes, logo que ela nasce.

Direitos da criança e a formação social da mente

Mais do que formalidade, a aprendizagem adequada à idade é um direito da criança. De acordo com a BNCC, os pequenos têm direito a brincar, explorar, conviver, participar e conhecer-se. “É no brincar que ela vai levantar hipóteses, conhecer e perguntar sobre o mundo. Quando ela explora, amplia repertórios e conhece diferentes conexões. Expressando, trabalha com múltiplas linguagens, como a arte, o teatro, a dança, a música, a escrita, a matemática e a linguagem corporal”, explica.

Assim, para a  criança, o conviver é importante pois aprende a ouvir diferentes opiniões, a se frustrar e cooperar, enquanto  participa com o trabalho, a colaboração, a elaboração de ideias, espera e escuta ativa. Por fim, o conhecer-se é voltado ao autoconhecimento e à autoestima.

Todos esses pontos começam a ser construídos ainda antes da escola, em casa, com os pais ou responsáveis, com a família mais próxima e os conhecidos. “Os princípios dessa sequência são os conhecimentos prévios, levando em consideração a zona de desenvolvimento proximal. É, assim, na relação com o outro que se aprende e, nessas relações, a criança vai fazendo um trabalho em espiral, aprofundando esse conhecimento na medida das suas experiências significativas”, detalha a gerente pedagógica.

Como estimular o desenvolvimento em casa?

Incentivar o aprender a aprender desde os primeiros anos de vida é uma missão que requer alguns recursos específicos. Em primeiro lugar, é preciso oferecer aos pequenos materiais diversos com os quais eles possam usar a imaginação na hora de brincar. Citando Rubem Alves, Alessandra lembra que é dever do adulto olhar e potencializar “o olhar da criança e a capacidade que ela tem de se assombrar diante do banal”.

Nesse sentido, interagir, brincar junto com a criança e envolver-se nas atividades que ela desenvolve em casa é muito importante. Portanto, na escola isso deve ser feito seguindo uma estratégia pedagógica planejada pelos professores junto à equipe, mas, em casa, também é possível contribuir com esse trabalho. Ou seja, os pais e responsáveis devem possibilitar às crianças momentos de brincar, de estar em contato com a natureza para que elas ampliem seu conhecimento de mundo.

Conquista Solução Educacional – Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em 4 pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional.

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