Cultura SistêmicaEconomiaTecnologia

Gamers X Gamers

Pesquisas mostram o Brasil como um mercado bilionário no setor de Games. Atualmente, atrai programas de treinamento para jovens. Líder no setor de Games da América Latina, é o celeiro para a formação de novos desenvolvedores de jogos.

Redação

São Paulo,29/08/2023

1,3 Minutos.

 Segundo o relatório de 2022 da consultoria Newzoo, o mercado de desenvolvimento de jogos deve movimentar 200
bilhões de dólares no mundo. O Brasil lidera o setor na América Latina, com receita estimada de R$ 11 bilhões só em 2021. Os investimentos no país continuam a crescer, sendo esperada alta de 6% para os próximos anos, de acordo com a Newzoo.

O mercado de games local está em expansão através do aumento no número de estúdios de desenvolvimento de games. Nos últimos anos, o Brasil passou de 375 para mais de 1.000, alta de 169%, conforme a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), em parceria com a ApexBrasil, divulgada em 2022.

De olho nesse mercado, a GameMaker – plataforma de desenvolvimento de jogos da empresa do navegador Opera – realizou em março o projeto Gamers do Futuro: uma iniciativa GameMaker no interior de São Paulo, com o objetivo de ensinar os jovens sobre a profissão de desenvolvedor de games, explorando o mercado e como isso pode se tornar uma carreira.

gamers x gamers
   Gamers no Brasil – oportunidades incríveis no mercado. (Img.. Web)
Ativação mostra novas oportunidades profissionais aos jovens

Cerca de 100 alunos participaram do workshop. Este numero traçou um panorama do mercado de trabalho para desenvolvimento de jogos por meio de uma palestra com três desenvolvedores referência no setor. Guselect, NoNe e Luiz Alves, propuseram e apresentaram atividades práticas nas quais eles pudessem experimentar a plataforma e desenvolverem seus primeiros jogos.

“Essa parceria da GameMaker com os desenvolvedores é interessante, porque pode transmitir uma profissão nova para os jovens”, comenta Luiz Alves.

“Foi um evento maravilhoso, enche o coração de alegria ver a galera que não sabia fazer nada e agora conseguiu montar um joguinho sozinha”, destaca Isaque Malta, conhecido como NoNe. “Interessante ir ao interior e falar com o pessoal, apresentar isso para eles, apresentar aqui é uma possibilidade para eles”, Gustavo Colares, o Guselect, que preparou um tutorial sobre GameMaker.

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP