Jovens e Educação PolíticaNacionalRecentesSociedade

Cidadania nas Escolas

No passado, à época do regime militar estudava-se Educação Moral e Cívica, seguida de EPB e depois OESPB. Tentativas fracassadas e canhestras de quem não queria resolver os problemas. Entretanto  entendiam ser a escola o local ideal para complementar uma certa (des)educação, fruto da pobreza da maior parte da população, esta sim, jamais resolvida.

PATROCINADO

Wagner Redondo

São Paulo, 06/2024

2.6 Minutos.

Cidadania para alunos saudáveis e Cidadania Inclusiva para alunos com algum grau de deficiência. Porque não se tem no IBGE, Indicadores da prática da cidadania nas escolas? A cidadania é uma qualidade inerente a uma pessoa no exercício dos seus direitos e obrigações, em um determinado território.

Esse conceito, que perpassa diversas áreas das Ciências Humanas, é bastante amplo e remete ao convívio pacífico da sociedade. Mediante um conjunto de diversos direitos e deveres devem ser assegurados e respeitados, com vistas à construção de uma sociedade plenamente democrática.

Difícil de acreditar que as redes escolares não tenham indicadores, ou mecanismos capazes de medir se os conhecimentos sobre cidadania. Os professores atestam bons resultados ao longo do período da educação infantil até o ensino médio? A resposta é simples e desagradável: os alunos saem do ensino médio analfabetos politicamente.

Não se pratica cidadania sem antes tê-la construído. E a sua construção inicia pela educação infantil, se fortalece no ensino fundamental e culmina no ensino médio. A partir daí o adolescente vai exercer seu direito do voto pela primeira vez. Um período relativamente longo para os professores estudarem exaustivamente esse tema aos alunos. Sem esta base os alunos no final passarão a ser objetos das manobras dos políticos.

Cidadania nas Escolas – Micro e Macro Cosmos espelham-se

Sim, comprovadamente e na sua maioria os professores não souberam utilizar de uma forma de organização didática, que somada ao ensino convencional, trouxesse, solução para os problemas do cotidiano. Desta forma essa prática não foi adequadamente explicitada aos alunos. Isto foi observado desde a educação infantil até o ensino médio.

Cidadania nas Escolas
               Aprender a entender a sociedade. Estudar os seus problemas e conflitos. Buscar soluções... (Img. Web)

Como podemos ter a certeza que desde a educação infantil, até o ensino médio , as crianças e adolescentes vão ter aproveitamento ótimo sobre a formação cidadã.

Qual o termômetro ou quais as garantias, através de indicadores, de que houve aproveitamento dos alunos? Quando falamos na solução dos problemas do cotidiano, reforçamos que o ensino deve acontecer na escola de dentro para fora- formação de cidadãos mor, e de fora para dentro-trazer a realidade e as transformações sociais para dentro da escola, e fazer dela um espaço de atuação pública dos alunos.

Ou seja, isto implica em participar de projetos de responsabilidade social. Deste modo, então o professor precisa se tornar um facilitador. Ser um multiplicador da informação e do conhecimento sobre cidadania e conscientização política. Algum professor da sua escola já passou por essa formação?? Nosso projeto de Educação para a Cidadania nas escolas, oferece através das 4 etapas uma capacitação aos professores capazes de deixá-los preparados para transmitir esses ensinamentos aos alunos.

Métricas sociais e resultados

Temos como medir o preparo do professor pelos indicadores e quesitos que ocorrerão nas 4 etapas e por conseguinte, a formação cidadã dos alunos, durante o período escolar da educação infantil até o final do ensino médio. Agora, vamos ver um pouco sobre a Cidadania Inclusiva. Os direitos e deveres de um cidadão envolvem as esferas civil, política e social, assim como diversos campos da sociedade, como a saúde, a educação e a segurança, que são os pilares das políticas públicas.

No campo da Saúde, a cidadania contribui, dentre outros aspectos, para a atenuação da desigualdade social, e para o fomento do desenvolvimento sustentável, por meio de ações individuais e coletivas que objetivem o respeito e a solidariedade entre os indivíduos, que compartilham um mesmo território.

Logo, se temos as crianças e adolescentes saudáveis, as que não foram devidamente enquadrados na construção e prática da cidadania, imagine aqueles que tem algum grau de deficiência, e que, o apelo da Cidadania Inclusiva, entra em cena.

Assim, promover a cidadania inclusiva é defender o direito, a ter direitos. A construção de uma sociedade socialmente responsável, baseia-se, não só no respeito pela igualdade, mas também na criação de medidas para que todos possam atingir o seu potencial. Portanto, uma construção sólida de objetivos comuns.

Podemos citar que acompanhados de ensinamentos sobre cidadania, aqueles que sofrem com dificuldade de aprendizado, autismo, obesidade, déficit de atenção, ansiedade e depressão, prevenção a lesões, vão ter sessões de terapias regenerativas inclusivas atenuando esses males.

Assista o Vídeo eleitor do Futuro: https://youtu.be/-w52dBU4DDQ

Wagner Redondo – Diretor Executivo e Consultor Político da Escola Conquest