Economia PolíticaEducação PolíticaRecentes

MERCOSUL – resistirá?

Conflitos na América do Sul, entre os países de língua espanhola demonstram que está em curso uma escalada organizada para gerar uma nova divisão. Como resultado entre uma batalha iniciada desde a guerra fria, pelo menos, por Capitalismo x Socialismo emoldurada por apelos de nacionalismos exagerados, religiosos e distorcidos. No caldeirão aquecido pelas guerras entre Israel x Palestina, Ucrânia x Rússia, o vírus pelo poder primeiro entorpece. Depois destrói a capacidade humana de pensar e agir com respeito ao projeto civilizatório de paz e harmonia entre cidades e estados e povos. A questão é: América do Sul poderá acolher todos os que forem expulsos de seus países?

Em 2

Em Março desta ano, a Diretora Executiva do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH), Andressa Caldas, participou da Reunião Anual de Coordenação do MERCOCIUDADES, realizada no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu.

Caldas participou do bloco sobre “Cidades plurais e inclusivas. A agenda do cuidado e as populações migrantes” junto com Fabiana Goyeneche, representante da Coalizão LAC e da Coalizão Global ICCAR, e destacou os avanços do MERCOSUL, as reuniões e fóruns especializados nesses temas e, em particular, o trabalho do IPPDH sobre os direitos dos migrantes.

MERCOSUL - resistirá?
Ao centro, à frente da bandeira brasileira. a diretora Andressa Caldas. (Img. cedida)

A Diretora Executiva do IPPDH destacou a participação do IPPDH na solicitação do Parecer Consultivo sobre Crianças Migrantes. Emitido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, estabelece padrões mínimos nessa área; o desenvolvimento do Manual Regional para Migrantes e a participação do Instituto em reuniões técnicas, como o Fórum de Migração do MERCOSUL (FEM), e o trabalho na Comissão Permanente de Discriminação, Racismo e Xenofobia da Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do MERCOSUL (RAADH).

A Reunião de Coordenação Anual do MERCOCIUDADES realizada em Março reuniu os representantes das Unidades Temáticas, das Vice-Presidências, do Comitê Diretivo e da Secretaria Técnica da Mercociudades, a fim de definir as atividades regionais que comporão o cronograma anual da Rede e que abordarão diversas questões de interesse local. Estiveram presentes representantes de cidades da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Além da agenda de cuidados e populações migrantes, os tópicos abordados na reunião do MERCOCIUDADES incluíram cidades globais e sustentáveis; cidades inovadoras e criativas; e cidades produtivas e participativas.

O IPPDH articula de forma permanente com a Rede MERCOCIUDADES, no âmbito da carta de intenções assinada em 2023 entre as duas instituições.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.