Meio AmbienteRecentesSaúdeSociedade

Canabinóide dá suporte à Medicina Esportiva

Atendimento de Centro de Excelência na especialidade tem como foco melhorar a qualidade de vida e recuperar atletas profissionais e esportistas amadores por meio de uma jornada médica abrangente. Conhecida como maconha, a planta tem propriedades medicinais conhecidas milenarmente que podem ser usadas para melhorar a saúde.

Redação

São Paulo, 23/04 de 2021.

1 Minuto

O Centro de Excelência Canabinoide (CEC), centro especializado em saúde pioneiro no atendimento humanizado dedicado ao uso medicinal da cannabis no Brasil, lança jornada médica exclusiva voltado à medicina esportiva. A iniciativa nasce com dois objetivos principais. O primeiro vai ao encontro da demanda de atletas e esportistas que buscam tratamento com produtos à base de cannabis para melhora de desempenho e alívio de dores, ansiedade e estresse.

Adicionalmente, a ação promove conscientização e formação da classe médica interessada em se especializar nesse segmento. Com esse intuito, serão promovidos estudos, pesquisas e cursos de formação direcionado à prescrição de cannabis para uso medicinal.

O comando do programa clínico oferecido a atletas e esportistas é do médico nutrólogo Marcelo Valio, que possui vasta experiência no segmento esportivo. O especialista também tem se dedicado ao acompanhamento de terapias focadas no bem-estar de atletas e esportistas que sofrem dores e lesões, sem resposta aos tratamentos convencionais.

Substâncias extraídas da cannabis sativa, têm se mostrado eficiente analgésico (Foto: Internet)

De acordo com Valio, o canabidiol (CBD), umas das substâncias extraídas da cannabis sativa, têm se mostrado eficiente analgésico no tratamento de contusões em atletas de esportes de alto impacto, além de substituto saudável e não viciante aos opioides. “Também tem proporcionado benefícios para a melhora da qualidade de vida dos pacientes, diminuindo casos de insônia, estresse e ansiedade”, destaca.

Para o tratamento de atletas e esportistas, o CEC apresenta um modelo de assistência médica sem similar no país. Toda a jornada do paciente será acompanhada, desde o agendamento e triagem, passando pela consulta e se estendendo até o acompanhamento do tratamento, incluindo programas de apoio clínico focados no equilíbrio do sistema nervosa autônomo, que é responsável por regular as funções internas do organismo humano.

Usos diversos na saúde de atletas e outros

A jornada esportiva será dividida em dois módulos. O Wellness é voltado para esportistas que buscam qualidade de vida e longevidade. Já o Recovery é direcionado a atletas de alta performance, que procuram soluções alternativas para o dano causado pelo alto impacto das atividades, incluindo patologias e lesões crônicas, dores e inflamações.

As funcionalidades também abrangem recuperação muscular, melhora da saúde óssea e do sistema gastrointestinal, além do combate à ansiedade, estresse e, até mesmo, incremento da qualidade do sono.

Formação médica – Além do atendimento clínico voltado aos pacientes, o CEC é um centro educacional especializado em cannabis para uso medicinal. Nesse sentido lançará, no mês de maio, a escola de medicina esportiva com um programa completo de formação para médicos que queiram atuar na medicina esportiva com foco na cannabis medicinal.

De acordo com o diretor de Educação do CEC, Leonardo Soldon, a escola de medicina esportiva proporcionará o ambiente ideal para aliar as habilidades da formação médica em medicina esportiva ao uso medicinal da cannabis, preenchendo uma lacuna existente na capacitação dos médicos.

Atualmente, o Brasil tem 450 mil médicos e apenas 1,1 mil prescrevem medicamentos à base de cannabis. “O número de prescritores é insignificante se comparado aos quatro milhões de brasileiros que podem ser beneficiados por esse tratamento. Ou seja, temos um vasto caminho a percorrer nesse sentido”, ressalta Soldon.

Sobre o Centro de Excelência Canabinoide (CEC)

Centro de educação especializado em cannabis para uso medicinal é ligado ao CEC Science e gera conhecimento por meio de pesquisas científicas, validações de aplicação clínicas e certificações de produtos.

[N.E. – diversos países na América do Norte, Europa e Ásia já usam há anos as propriedades medicinais da cannabis para resolver inúmeros problemas de saúde. O Brasil está, novamente, atrasado por tratar a questão como caso de polícia e de cunho moral/religioso. Descriminalizar seria um passo importante para o desenvolvimento de uma agricultura e indústria extremamente saudáveis ao país.]

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP