MulherProfessore(a)s

Mulheres Fazem História – Harvard.

Uma das mais prestigiadas universidade do Mundo oferece 100 cursos gratuitos. AEscolaLegal escolheu o curso Mulheres fazem História – Harvard.

São Paulo, 23/02 de 2021.

1 Minuto

À medida que nos aproximamos do centenário da aprovação do sufrágio feminino em 1920, houve uma explosão recente de ativismo entre as mulheres americanas. As mulheres estão concorrendo a cargos políticos em números recordes. As mulheres estão se organizando e tomando as ruas… As mulheres estão lutando por inclusão e interseccionalidade.

Embora parte dessa atividade possa ter sido uma resposta às eleições presidenciais de 2016, suas raízes estão profundas na história do século 20 – uma história ricamente preservada no prédio da Biblioteca Schlesinger de Harvard na Exposição do 75º Aniversário da biblioteca.

Este curso exemplifica a importância dos arquivos na construção da história. As professoras Laurel Ulrich e Jane Kamensky, junto com colegas da Universidade de Harvard e além, mostram como as mulheres nos Estados Unidos do século 20 ultrapassaram os limites, lutaram por novos direitos e desafiaram as noções contemporâneas do que as mulheres podiam e deveriam fazer. Um exemplo positivo dos esforços e das lutas que podem e devem ser travadas por aqui também.

Por meio da exploração de dez objetos icônicos da coleção Schlesinger, eles demonstram como as mulheres criaram mudanças ao abraçar a educação, adotando novas tecnologias e criando obras de arte inovadoras; lutando contra a discriminação e assumindo novos papéis públicos e privados.

Tópicos do aprendizado: Empoderamento
  1. As muitas maneiras pelas quais as pessoas comuns criaram mudanças
  2. A centralidade das mulheres na história americana
  3. Como a história é complexa, não linear e em constante conversa com o presente
  4. Como os objetos podem incorporar histórias de mudança
  5. Como nossa compreensão da história é moldada pelas histórias que são contadas.

O curso é interessante e pode servir de base para ampliar a percepção do movimento feminino no Brasil e suas lutas de emancipação, participação e decisão nos cenários sócio-políticos-econômicos do país. Embora seja gratuito, o certificado custa R$ 750 pelo dólar atual. A duração é de 8 semanas e pode ser estudado por 2 a 3 horas semanais. Os vídeos são em inglês, e sem transcrição em português.

Outros inconvenientes: é um curso introdutório. Ou seja, o aprofundamento se dará por conta do interesse pessoal de cada aluno. Mas, conhecendo um pouco da dinâmica destes cursos, podemos imaginar que as professoras que ministram as aulas darão inúmeras referência para a busca de mais fontes.