DestaquesFÓRUM EducaçãoJovens e Educação PolíticaTecnologiaUniversidade

Dia Internacional da Educação

Especialista em EaD reúne cinco aprendizados da Educação a Distância para o ensino superior presencial. Atualmente, mais de 72% dos calouros do ensino superior estão na modalidade a distância.  Quais os principais motivos dessa mudança de padrão?

Redação

“É inaceitável que em pleno terceiro milênio haja mais de 113 milhões de crianças sem acesso a um ensino de qualidade e 880 milhões de adultos analfabetos, que ainda haja discriminação entre os gêneros nos sistemas de educação e a aquisição de valores humanos e competências estejam tão distantes das aspirações e necessidades dos indivíduos e das sociedades (Da Dclaração de Dakar – Senagal)”

São Paulo,  24/04/2023

3 Minutos.

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Educação (Declaração de Dacar – Senegal – de 28 de abril de 2000), a Doutora em Comunicação, pela PUCRS, e consultora Hoper Educação a Distância, Jucimara Roesler, compartilha 5 contribuições do modelo EaD para a educação superior presencial. Atualmente, mais de 72% dos ingressantes das matrículas de ingressantes em instituições de ensino superior privadas estão na modalidade de educação a distância. Mas como isso aconteceu?

O modelo EaD e as novas tecnologias sempre estiveram de mãos dadas. A pandemia se encarregou de disparar o crescimento dessa modalidade, que veio a emprestar recursos pedagógicos muito utilizados, desde os anos 90, testados com sucesso. O aprendizado aqui é entender os pontos que a modalidade a distância ilumina e contribui para a formação de profissionais do futuro, condizentes com as demandas de mercado em todas as áreas profissionais.

Flexibilidade

A geração digital entende que educação consistente não é dada pela verticalidade rígida. A autoridade em sala de aula cede espaço para a autoridade digital, o aprendizado horizontal. Este pode e “deve” guiar ao conhecimento acadêmico, em formato de cocriação, de rodas de discussões mediadas e estímulos ao exercício constante. Importante se dar conta também da mudança de linguagem.

Dia Internacional da Educação
EaD é uma das opções que a tecnologia atual propõe e facilita. (Img. Web)

Ela se transforma em uma escuta ativa estimulante, que propõe o pertencimento, o trabalho em equipe, o desenvolvimento das competências socioemocionais, acolhimento e pertinência temporal.

Assim, a autoridade do educador e do saber estão mantidas, mas é preciso que ele perceba o perfil deste novo aluno, ritmo, estímulos e anseios.

Daí a consolidação de uma flexibilidade pedagógica centrada no aluno e não mais no educador.

Efeito streaming

A atual geração de estudantes está no comando do timing do consumo, do aprendizado, do lazer, entre outros.

A modalidade a distância, por sua vez, reforça essa vocação desde os anos 90, quando traz exatamente o propósito de derrubar a barreira tempo e espaço que impediu o acesso ao conhecimento.

Assim, além de validar todo e qualquer recurso tecnológico para facilitar e viabilizar o aprendizado, o modelo EaD tem demonstrado, de forma prática, a importância da autonomia do estudante em escolher a melhor tela (celular, tablet, computador) e horário para o aprendizado, o que democratiza o saber.

Gamificação e Inteligência artificial – uma vez que o DNA da modalidade a distância é o de apostar em recursos tecnológicos para dar acesso à educação, o EaD se empenha em transformar todas as tendências e inovações tecnológicas em ferramentas educacionais. NFTs, Metaverso, realidade aumentada, o ChatGPT são ‘naturalizados’ nesse ambiente, vistos como aliados e instrumentos inalienáveis aos profissionais em formação, independentemente da área de atuação escolhida.

Torna-se palpável e realizável o desafio de preparar jovens e profissionais do futuro alinhados com o olhar crítico para resolução de problemas complexos, que utilizem as tecnologias como instrumentos ativos para impulsionar seu conhecimento e não para que eles sejam consumidos ou substituídos pelas tecnologias.

Atrativos x Qualidade x Acessibilidade 

EaD é, em média, 70% mais barata que um curso presencial. Mas isso não significa baixa qualidade. Pelo contrário. A escalabilidade e a tecnologia ganham a cena e viabilizam investimentos em recursos humanos e tecnológicos. Também no desenvolvimento de metodologias ativas, que estimulam o protagonismo do aluno para a cocriação de conteúdos robustos. Possibilidades a partir de equipamentos e de análises críticas no desenvolvimento de soluções complexas, alinhadas com o tempo atual, demandas de mercado, olhar e cultura maker.

Sociabilidade, inclusão, mediação e networking – conceitos que se afloram com EaD e ganham destaque nas atuais demandas porque ignoram as questões geográficas, ampliam o horizonte socioeconômico e cultural dos estudantes e as possibilidades de consolidação de carreiras e estilos de vida pautados nas competências de cada um, não mais no seu CEP de origem.

No dia 28 de abril de 2000, foi assinado um compromisso internacional pelos líderes de 164 países, incluindo o Brasil, a fim de garantir o
desenvolvimento da educação no mundo. Esse compromisso foi feito durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal.

Confira os números atuais por estado aqui

[N.E.: Para pensar – A universidade existe só para formar profissionais? E, a propósito, o ambiente presencial pode tornar-se, no futuro, um círculo fechado para afortunados que reúnem as condições de frequentá-lo. Quais as distâncias podem ser transpostas?]

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP