DestaquesJovens e Educação PolíticaPedagogos(as)

Arte Urbana-Arco-Íris

Proje7o Arco-Íris apresenta em escolas de São Paulo experiências transformadoras através da arte urbana. A iniciativa contou com oficinas e workshops gratuitos de graffiti para alunos de escolas públicas das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.

São Bernardo, 25/07/2023

2 Minutos

O graffiti, ganhou força nas periferias de Nova York na década de 1970, como uma das artes mais expressivas na cena urbana. O ‘estilo’ segue revelando artistas no mundo todo através de diferentes leituras. Colorir a realidade de mais jovens é o intuito da Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, criadora do Proje7o Arco-Íris.

Voltado para estudantes de escolas públicas do país, a ação busca educa-los para a prática da pintura e do graffiti. Intervindo no espaço físico desses ambientes, envolve os artistas locais, como arte-educadores e grafiteiros, professores, alunos e coordenadores.

O proje7o Arco-Íris é uma série itinerante de arte-educação e conta com oficinas gratuitas de graffiti para alunos de 10 a 18 anos em 7 escolas públicas em cidades brasileiras. Niterói (RJ), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Curitiba (PR), Lajes (SC) e Três Lagoas (MS) foram as escolhidas.

Arte Urbana-Arco-Íris
Projetos Burburinho e Arco-Iris – Arte e intervenções urbanas. (Img. Web)

Estudantes, grafiteiros e arte-educadores, realizam murais de graffiti de grandes dimensões em suas escolas. Além de revitalizá-las, deixam um legado cultural, formativo e estético. Um documentário sobre o trabalho e um workshop sobre arte-educação e reciclagem com os professores são apresentados no final.

Arte e intervenção envolventes

Brisabella A. Nobre, em São Paulo, e Professor Jacob Casseb, em São Bernardo do Campo, foral as primeiras escolas estaduais beneficiadas, e tiveram quatro dias de oficinas cada, mediadas por um arte-educador, tendo um grafiteiro como convidado.

O entusiasmo e a proatividade dos alunos foram fundamentais para a realização do projeto nas escolas com boa receptividade. 80 alunos por escola, em média, e mais 10 professores foram selecionados e acompanharam os workshops de formação. Além disso, toda a instituição é impactada com a ação e o número aproximado é de mais de 300 pessoas beneficiadas diretamente. Algo positivo no bairro e na comunidade ao entorno.

A artista Kari trouxe como conceito “O futuro começa aqui” no mural pintado na cidade de São Paulo. Seu grafitti retrata dois alunos como personagens de videogame expandindo suas possibilidades de futuro, enquanto estudantes.

Inspirado em Reinaldo Kauan, atleta jogador de futebol do Mirassol, que nasceu na cidade e é ex-aluno, o projeto da Escola Jacob Casseb em São Bernardo do Campo, o mural torna-se uma forma de motivar os jovens a realizarem seus sonhos.

Resultados

‘’Celebrar uma personalidade da cidade foi uma maneira de fortalecer o protagonismo de que é possível conquistar seus objetivos. É muito bom ver como mudam os discursos dos alunos quando começam as oficinas e quando elas terminam. Todos os conhecimentos que eles obtêm ali são para a vida inteira. A escola passa a ser beneficiada não só por estética, mas também como uma nova cultura de cores e afetos’’. (Joelma Veiga, Produtora executiva.)

‘’Transformar as escolas visualmente, e aproximar afetiva e criativamente o aluno do ambiente escolar. Ele se apossa, renova, se expressa e aprende técnicas de pintura e reaproveitamento de resíduos. Reconecta o aluno ao segundo lugar mais importante do início de sua vida. E o mais interessante é ver isso tudo acontecer numa empreitada de um ano, por sete escolas diferentes pelo Brasil’’, declara Thiago Ramires (idealizador-diretor de projetos).

Diretora executiva da Burburinho Cultural Priscila Seixas, gestora de projetos, Camille Dias – Produtora – Joelma Veiga. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.
Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Patrocínio: CTG Brasil, Wilson Sons, BASF

Instagram oficial do projeto: @proje7oarcoiris