ColunistasEconomiaNotícias

América: Relacionamento muito Especial

Nunca compro jornais e raramente os vejo. Mas fiz questão de observar a explosão coletiva de ar quente dos meios políticos e da mídia quando foi divulgada a notícia de nosso último embaraço com os americanos.

Sean Gabb

Londres, 26/09 de 2021.

2 Minutos

Uma vez que somos uma potência insustentável fora de nossas próprias águas territoriais – dificilmente, olhando para as chegadas diárias em Dover – não há nada que possamos fazer para proteger os australianos. Em troca do fingimento de que podemos, assinamos um acordo que equivale a uma declaração de guerra à China, com eficácia sob demanda americana.

América: Relacionamento muito Especial.                                            Primeiro Ministro inglês Boris Johnson – (Img. Internet)

Nossas relações com os franceses e, portanto, com a União Europeia, foram azedadas para os próximos anos. No entanto, não julguei essa nova aliança. Aparentemente, foi tão imprudente, tão desprovido de atenção ao nosso claro interesse nacional, que só poderia ser o nosso lado de um acordo com os americanos que nos daria um acordo comercial muito favorável.

Mas não deve haver acordo comercial. Boris Johnson apareceu em Washington ontem para ser lembrado de nosso lugar na ordem americana das coisas. “Os americanos negociam muito“, disse ele com tristeza. Portanto, apesar de todos os vastos perigos desta nova aliança militar, não devemos ter nada em troca.

Eu poderia fazer observações difíceis sobre a América. É uma potência em declínio precipitado e continua a agir com a má-fé diplomática e a incompetência estratégica de que só podia se permitir quando a sorte não lhe deu nenhum rival sério. Mas por que se preocupar? Todo mundo sabe o que os americanos são e sempre foram. O problema está inteiramente do nosso lado.

América: Relacionamento muito Especial – Elisabeth II – Rainha da Inglaterra (Img. Internet)

Todas as outras potências sabem que qualquer acordo com os americanos deve envolver pagamento adiantado. Apesar de quase um século de experiência em contrário, nossos próprios governantes continuam convencidos de que os americanos gostam de nós e nos verão bem.

É claro que Boris Johnson está no comando e deve assumir total responsabilidade por este último desastre. O homem é um tolo notório. Em Atenas, ele teria, por menos do que tem feito, sido multado ou levado ao exílio. Em Roma, ele pode ter sido atirado da Rocha Tarpeiana.

Por outro lado, ele é aconselhado em cada etapa de suas negociações com Washington por um exército de funcionários do Ministério das Relações Exteriores que parecem ver seu dever como uma traição sistemática ao país que paga seus salários e pensões.

Imagino que alguém com sotaque de escola pública será levado nos próximos dias para explicar que “O governo de Sua Majestade não troca favores. Em vez disso, fazemos o que é certo”. Isso pode ser seguido por algum osso sem carne lançado em nosso caminho de Washington, e então por mais ar quente dos suspeitos de sempre em Londres.
Isso é tudo o que tenho a dizer sobre nossos arranjos atuais.

Terminarei delineando minha própria política externa, caso algum dia chegue ao poder como homem de frente de um golpe militar. Isso é o seguinte:
1. Retirada imediata de qualquer aliança militar da qual os Estados Unidos sejam signatários;
2. Retirada imediata de qualquer acordo que envolva o compartilhamento de informações de qualquer tipo com os norte-americanos;
3. Expulsão imediata de todas as forças armadas norte-americanas estacionadas neste país e do território britânico em qualquer outro lugar do mundo;
4. Publicação de toda a correspondência diplomática e militar com os norte-americanos desde 1936;
5. Acordos comerciais e entendimentos diplomáticos completos com russos e chineses.

Adendos oportunos

Vou acrescentar a isso:
1. Dissolução do Foreign and Commonwealth Office, bem como de qualquer outra entidade criada para lidar com estrangeiros, e o despedimento sem direito a pensão de todos os seus funcionários;
2. Um novo Departamento de Relações Exteriores sob meu controle direto, no qual qualquer pessoa que se saiba ter frequentado uma escola paga será inelegível para emprego.

Também posso reviver este juramento, conforme exigido em público, de cada pessoa que exerce qualquer cargo lucrativo sob a Coroa, ou empregado em qualquer outro órgão financiado pelos contribuintes, ou candidato a qualquer cargo eleito:

Eu, AB, testifico totalmente e declaro em minha consciência que a Alteza da Rainha é o único governador supremo deste reino, e de todos os outros domínios e países de sua Alteza, bem como em todas as coisas espirituais ou eclesiásticas ou causas, como temporais, e que nenhum príncipe, pessoa, prelado, estado ou potentado estrangeiro tem ou deve ter qualquer jurisdição, poder, superioridade, preeminência ou autoridade eclesiástica ou espiritual dentro deste reino; e, portanto, renuncio e abandono totalmente todas as jurisdições, poderes, superioridades e autoridades estrangeiras, e prometo que de agora em diante terei fé e lealdade verdadeira à Alteza da Rainha, seus herdeiros e legítimos sucessores, e meu poder deve ajudar e defender todas as jurisdições, preeminências, privilégios e autoridades concedidos ou pertencentes à Alteza da Rainha, seus herdeiros ou sucessores, ou unidos ou anexados à coroa imperial deste reino.

Que Deus me ajude, e pelo conteúdo deste livro. Tudo isso pode, pela primeira vez desde 1659, nos dar uma política externa no interesse do povo inglês.

Sean GabbProfº História Inglesa UN. York
Centro de Estudos Antigos