DestaquesProfessore(a)sUniversidade

Chances ao Alcance

Olha o Provão Paulista Seriado: portas abertas para o ensino superior em São Paulo. Divulgado em cima da hora – um modo de fazer a triagem, o provão seriado é a ‘somatória de todos os medos’.

São Paulo, Novembro de 2023

1,6 Minutos.

A primeira edição do Provão Paulista Seriado está prestes a ser realizada. Esta é uma oportunidade única para que os estudantes da rede pública do estado de São Paulo ingressarem nas universidades estaduais. Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), são três das mais conceituadas do país. Entretanto, a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) têm grande prestigio.

O exame acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro. Com isso, espera-se que alunos da 3ª série do Ensino Médio ingressem nas universidades já no próximo ano. Entrementes, até o dia 8 de dezembro, esses estudantes têm a oportunidade de registrar suas opções de cursos preferidos no site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

Por sua vez, aos matriculados na 1ª e 2ª séries, os resultados das provas no modelo de avaliação seriada serão utilizados para o ingresso, após a conclusão do Ensino Médio. Ou seja, as notas serão somadas.

Todos os estudantes das escolas estaduais, municipais e das unidades do Centro Paula Souza já estão automaticamente inscritos no Provão Paulista Seriado. A exceção fica por conta dos candidatos que estudam na rede pública de ensino em outras regiões do país, os quais devem acompanhar a divulgação do local da prova pelo site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Tudo já está pronto. Boa sorte!

Ao todo, mais de 15 mil vagas estão previstas para 2024, distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre. A divisão das vagas abrange diversas instituições de ensino, como a USP (1.500 vagas), Unicamp (325 vagas), Unesp (934 vagas), Univesp (2.620 vagas) e Fatecs (10.000 vagas).

O Provão Paulista Seriado engloba as três séries do Ensino Médio. É dividido entre Provão Paulista Seriado I, II e III, com diferentes datas e horários de aplicação, conforme detalhado no calendário do exame.

Além dos requisitos básicos de documentação e material para a prova, é essencial que os candidatos estejam atentos aos itens proibidos. Eles são os aparelhos eletrônicos, as calculadoras, relógios de qualquer espécie, óculos escuros, fones de ouvido e outros.

O Provão Paulista Seriado representa, então, uma mudança significativa no processo seletivo, introduzindo a avaliação seriada. “Portanto, como é a primeira edição, e os resultados servirão apenas aos estudantes da terceira série do Ensino Médio. Entretanto, a partir do próximo ano, uma nota acumulada das provas valerá para a classificação. Portanto, do primeiro ao terceiro ano, as notas dos candidatos servirão para avaliar  o desempenho de cada um, ao longo dos anos”.

Avaliação cumulativa e permanente – Soma tudo.

Em cima da hora – O calendário do Provão Paulista 2024 inclui datas importantes, como a divulgação do gabarito oficial em 4 de dezembro. Mas, a publicação do resultado final e da lista de chamada para ingresso no primeiro semestre só em 26 de janeiro. Já a liberação do Portal de Escolhas das vagas do segundo semestre em 15 de abril, e a disponibilização da lista de chamada para ingresso no segundo semestre em 6 de maio.

Desta forma, o Provão Paulista Seriado surge como uma oportunidade para os estudantes demonstrarem seu potencial e trilharem o caminho do ensino superior nas renomadas instituições de São Paulo.