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Halal – Comida no Mundo Islâmico

Um dos megatrends mais importantes em mudanças demográficas para as próximas décadas é o do MERCADO HALAL.

Sandra Mian – Redação

Toronto – CA. 26/05/2022.

1 Minuto

A população do mundo islâmico está crescendo continuamente enquanto as populações que tradicionalmente se declaram de outras religiões, como católicos, cristãos, judeus, etc, está estagnando ou diminuindo. E isso já está provocando mudanças imensas no mercado de bens de consumo e principalmente no mercado de alimentos.

Os muçulmanos consomem alimentos Halal – que em árabe quer dizer “o que é permitido”. Ou seja, os muçulmanos antes de consumir qualquer tipo de alimento ou produto (por exemplo, medicamentos, produtos de higiene e beleza, etc) verificam se o produto em questão é Halal. E para isso é necessário um selo, uma certificação.

O Brasil é hoje o maior exportador de carnes Halal do mundo. Mas há um mercado gigantesco de inúmeros outros produtos Halal (no Brasil) principalmente alimentos, esperando para ser conquistado. E como o Brasil já é presença marcante no mercado de alimentos dos países islâmicos, isto poderia ser a porta de entrada de inúmeros outros produtos alimentares brasileiros no mercado islâmico.

Mas há um porém: antes de se aventurar nesse mercado é preciso entender a cultura do mundo Islâmico e o que está por trás da certificação. Sem entender a cultura é quase impossível fazer negócios com povos que são, culturalmente, distintos da cultura ocidental tradicional.

A Planta.vc  em webnar tem o prazer e a honra de ter a participação de um dos maiores especialistas brasileiros em mercado e certificação Halal: Omar Chadid (assista). Ele vai nos guiar por esse mundo fantástico e nos mostrar as suas origens, o que está envolvido na certificação e muito mais.

Vamos também ver um pouco da cultura gastronômica dos povos de cultura islâmica para que os participantes possam fazer associações entre seus produtos e serviços e o os usos e costumes – the foodways – desses povos e comecem a pensar em linhas específicas para exportação.

E, como um bônus, ao conhecer a cultura alimentar desses povos, teremos também inúmeras ideias de novos produtos para o mercado brasileiro e latino-americano, já que essas culturas gastronômicas são riquíssimas em mesclas de sabores, aromas, cores e texturas que nos fazem literalmente entrar no mundo das Mil e Uma Noites!

Planta.vc

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Redação

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