ConteúdosEconomiaMulherTecnologia

Sobre Lançamentos Digitais

Lançar um infoproduto é uma junção poderosa de técnicas de vendas na internet com um produto capaz de educar e trazer conhecimento.

Redação

São Paulo, 28/06/2023

2 Minutos.

Para melhor entendimento, o infoproduto é um termo que se refere a produtos digitais ou virtuais que são criados e vendidos exclusivamente no ambiente on-line. Eles são compostos por informações, conhecimentos ou conteúdos específicos e são distribuídos em formato digital, como e-books, cursos on-line, podcasts, vídeos, webinars, templates, entre outros.

A palavra “infoproduto” é uma junção de “informação” e “produto”, destacando o fato de que esses produtos são baseados no fornecimento de conhecimentos e informações especializadas em um determinado assunto. Geralmente, os infoprodutos são criados por especialistas em suas áreas de atuação, com o objetivo de compartilhar seu conhecimento e ajudar outras pessoas a aprenderem sobre determinado tema.

Uma das principais vantagens dos infoprodutos é que eles podem ser produzidos uma vez e vendidos várias vezes, sem a necessidade de produção física ou estoque. Além disso, eles oferecem flexibilidade aos consumidores, permitindo que eles acessem o conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que tenham uma conexão com a internet.

Os infoprodutos se tornaram populares como forma de empreendedorismo digital, pois permitem que as pessoas compartilhem seus conhecimentos e habilidades, ao mesmo tempo em que geram receita por meio da venda desses produtos.

Alcançar mais pessoas e escalar seu negócio.

De acordo com Bruna Ávila, sócia-fundadora de uma agência empenhada no lançamento e desenvolvimento de negócios digitais, uma das questões mais comuns que ela costuma responder é sobre como criar um produto digital. “Muitas pessoas querem lançar, mas não têm ideia do que fazer. Neste caso é preciso estudar o mercado, avaliar seu público-alvo, mapear sua concorrência, desenhar o escopo do produto, e estruturar a base de sustento do projeto, visualizando estrategicamente um plano de ação e execução”, explica.

Outra pergunta frequente é sobre o custo relacionado ao lançamento, o qual pode variar bastante. “Costumo dizer que o custo vai depender da sua energia de execução. Já trabalhei em projetos com orçamentos menores e maiores. É preciso entender o momento que você está no negócio e desenhar a estratégia que convém para o seu caso. Os indicadores que precisamos avaliar são o tipo do seu produto, estágio em que ele está, energia e habilidades das demandas que precisam ser desempenhadas. Cada caso tem suas peculiaridades que precisam ser avaliadas e cada estratégia tem sua singularidade”, afirma a especialista.

Segundo ela muitas pessoas também têm dúvidas sobre o tempo necessário para realizar um lançamento. Bruna explica que o time básico para as demandas fluírem deve ser composto de alguém que entenda de estratégia, um gestor de demandas, um copywriter, um gestor de tráfego, atendimento ao cliente, design e videomaker.

A especialista explica outra dúvida relacionada às estratégias de marketing e vendas. “Muitas pessoas querem saber quantos lançamentos devem ser feitos no ano e como atrair a audiência qualificada para compra do seu produto. E mais uma vez são pontos a serem considerados, por isso é importante contar com a ajuda de quem já sabe fazer, afinal, um lançamento requer uma base estrutural antes de você investir tempo e dinheiro”, conclui.

Bruna Ávila – Agente de negócios digitais.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP