EducadoresNotícias

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROPOSTAS PARA O ENSINO MÉDIO

Por um ensino médio democrático, inclusivo, integral e transformador

USP

São Paulo, Brasília e Rondônia
Outubro de 2018 e junho de 2019.

1 Minuto

Na última década, variadas escolas e outras organizações elaboraram ideias e práticas educacionais referentes a melhoria do ensino médio. Contudo, fazendo parte da característica fragmentação do campo educacional brasileiro, escolas e organizações não mantêm contato entre si e seu desconhecimento mútuo inviabiliza a identificação de linhas consensuais.

Em decorrência, a colaboração entre os esforços é quase inexistente e a consolidação de uma perspectiva orientadora, com forte apoio na sociedade civil, para políticas de ensino médio segue sendo uma necessidade sem uma resposta compatível.

Assim, vários encontros foram realizados com a participação presencial e virtual de estudantes, educadores, gestores, pesquisadores e demais interessados no debate de propostas e na busca de convergências em relação às políticas do ensino médio no país.

Destes encontros surgiram 27 propostas que criam caminhos para a construção de um ensino médio democrático, inclusivo, integral e transformador.

Coerentes com esses princípios e com seu processo de construção, as propostas iniciam com o reconhecimento das diversas juventudes existentes no país e a afirmação da necessidade de os jovens participarem ativamente do processo de construção das políticas voltadas para um ensino médio que reconheça sua capacidade de transformar o mundo.

O documento que segue apresenta em 33 páginas um breve histórico da educação no ensino médio do Brasil, elenca os desafios e apresenta propostas para melhorar a qualidade, apontando as responsabilidade da sociedade em relação às juventudes para a criação de políticas públicas objetivas, exequíveis e necessárias.

A iniciativa é da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, da Ashoka e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e contou com o patrocínio do Instituto Unibanco, da Fundação Santillana e com o apoio da Associação Cidade Escola Aprendiz e do programa Escolas Transformadoras, realizado pela Ashoka com o Instituto Alana.

Eis o link do pdf: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/em-transformador-para-publicar.pdf