ColunistasRecentesSociedadeUniversidade

A USP nasceu em 1934.

Após a derrota na Revolução Constitucionalista em 1932, a elite paulista, nas pessoas de Júlio de Mesquita, Paulo Duarte e Armando de Sales Oliveira, decidiram fundar uma Universidade para o desenvolvimento da ciência e formação de elites.

Ricardo Guedes

Belo Horizonte, 30/05/2022.

1 Minuto.

Nas palavras de Júlio de Mesquita, “Vencidos pelas armas, sabíamos perfeitamente que só pela ciência e pela perseverança voltaríamos a exercer a hegemonia no seio da Federação. Herdáramos de nossa ascendência Bandeirante o gosto pelos planos arrojados. Que maior monumento poderíamos erguer do que a Universidade?”

Ao contrário da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, criada por Dom Pedro II em 1874 com o objetivo utilitarista de soluções de problemas imediatos e que veio a dar origem à Universidade Federal do Rio de Janeiro e às Universidades Federais do país, hoje modernizadas, a USP teve por objetivos a “investigação científica de altos estudos, de cultura livre, a formação das classes dirigentes”, em processo socioeconômico equivalente à fundação da Universidade de Berlim em 1810, do MIT em 1861, Stanford em 1865, dentre outras, criadas em decorrência de situações de guerra e de conflitos sociais na busca de soluções maiores para a sociedade.

O Matemático Teodoro Ramos foi então enviado à Europa, recrutando cerca de 30 Professores estrangeiros para a USP. Para a Física, veio Gleb Wataghin, discípulo e indicado por Enrico Fermi, que viria a quebrar o átomo pela primeira vez em 1942 na Universidade de Chicago.

Entre as melhores do Mundo

Para as Ciências Sociais, entre outros, veio Lévi-Strauss, fundador da Antropologia Estruturalista. Da Física, decorreram Cesar Lattes, Mario Schenberg, Marcelo Damy, Paulus Pompéia, dentre tantos. Das Ciência Sociais, Fernando de Azevedo, Antônio Cândido, Florestan Fernandes, e de gerações futuras como Fernando Henrique Cardoso, dentre outros.

Durante a Segunda Guerra, o grupo de Físicos da USP desenvolveu 80 sonares para nossos navios que estavam sendo afundados, que vieram a se mostrar equivalentes aos sonares Americanos e Ingleses ao final da guerra. Deste esforço, decorreu a geração de tecnologia diretamente responsável e participante do desenvolvimento de nossas indústrias eletroeletrônicas, 22 indústrias à época em seus estágios iniciais com know-how genuinamente brasileiro.

Na tecnologia, Paulus Pompéia desenvolveu o ITA em 1950. Na Medicina, Zeferino Vaz institucionalizou a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto em 1951, e posteriormente organizou a Universidade de Campinas em 1966.

A USP conta hoje com corpo de mais de 5.500 docentes e pesquisadores, pag. 22_) cerca de 98.000 estudantes.

USP, primor de nossa história.

 

Ricardo Guedes – Ph.D. pela Universidade de Chicago – CEO da Sensus

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP