FOPEA – Educação 4.0+

Participante do Fórum Permanente de Educação Ampla 4.0+

FICHA DE INSCRIÇÃO – CADASTRO – Educação em todos os níveis é direito de todos.
Antes de se inscrever leia atentamente o conteúdo desta página.

 

FOPEA 4.0

*Nome: ________________________________________________

Idade: _____________________________________________

Gênero: ________________________________________________

*E.mail: ________________________________________________

*Grau de instrução: ________________________________________

Profissão:_______________________________________________

*Cidade: ___________________________

*UF: ____________________________ País: __________________

Celular:____________________________

Site:___________________________________________________

*Dados obrigatórios

Ao fazer a sua inscrição você pode optar por:

  1. Ser moderador de seção temática: CrecheFundamental 1 e 2 – Graduação nas áreas: Pedagogia – Psicologia – Economia – Filosofia – Sociologia – Nutrição – Saúde – Exatas – Ens. Técnico – 
  2. Ser moderador geral (ter no mínimo grau mestrado acadêmico em uma destas áreas acima)
  3. Ser leitor (divulgar)
  4. Ser participante ativo (divulgar e convidar novos participantes)

Obs.: Só o moderador geral pode limitar total ou parcialmente as ações dos participantes, em concordância com o voto dos demais moderadores de seções.

Sim, aceito as regras deste FÓRUM e ao me cadastrar aceito receber a newsletter das revistas em meu e-mail.

Você pode sair deste Fórum quando quiser. Solicite seu descadastramento.

Obrigado pela sua participação. Siga as normas deste Fórum.

Submeta – solicite aprovação – clique aqui


FOPEA 4.0+ (Fórum Permanente de Educação Ampla)
AEL Plataforma das Revistas de Educação Ampla, Ciências, Cultura Sistêmica

Palavra de especialista – A questão da produção, circulação e valor do conteúdo em ambientes digitais é um recurso fundamental e muito interessante. Principalmente ao pensarmos nos ambientes em que estamos inseridos, sejam eles institucionais, públicos ou privados, ou meios educacionais e culturais. Refiro-me à produção de Conhecimento. Tal produção requer algo muito mais aprofundado do que a mera explicitação de conteúdo em ambiente digital/web. Tais conteúdos são relevantes para a circulação de informação e ideias, num ambiente mais ágil que pode levar eventualmente seus leitores e interlocutores à uma reflexão, que pode originar a produção de uma abordagem mais elaborada.

Esta sim podendo ser considerada a produção de Conhecimento, que em geral será comunicada a partir de artigos acadêmicos e/ou científicos, ou não. E assim, neste caso, desde que amparados em referências, dados, fatos e pesquisas que o comprovem. Portanto, de maior fôlego para veículos próprios para isso, como as revistas da Plataforma AEL de Educação Ampla que são feitas também para alcançar um público mais especializado e gabaritado com ampla interação e divulgação na sociedade.

Estrutura e Conteúdo

As estruturas montadas na web devem oferecer múltiplas possibilidades para a produção de conteúdo, muitos deles bastante relevantes. A questão básica é : como evitar que esta produção seja apenas um ruído? Como não permitir que tal produção de conteúdo signifique, apenas e tão somente, mais registros e informações que se convertem em ‘infointoxicação‘. Naquilo que sabemos ser um excesso, desnecessário portanto, que só provoca desinformação sem valor? Entropia. Facilidades e imediatismos tornam os conteúdos, muitas vezes, massivos, repetitivos e na maior parte das vezes muito rasos ou vazios. Muitos não chegam a dois ou três parágrafos mal desenvolvidos e/ou suportados por bons argumentos e consistência.

As Revistas da Plataforma AEL de Educação Ampla oferecem estes espaços para a produção de conhecimento ou às informações que levem a ele. Seriedade, comprometimento, acesso às fontes, primárias, secundárias, abrindo as possibilidade de contatos com os autores, cientistas, acadêmicos, empresários, enfim com quem tem o condão de emitir opiniões e interpretações coerentes com a realidade factual de se interesse e importância.

Estão desta forma, todos convidados a lerem, opinarem, conectarem-se e participarem. Sejam bem-vindos!
Compartilhar