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Pedagogia da Economia

São Paulo, 08/05/2024
2 Minutos.

O Instituto Paulo Freire, em parceria com o Professor Ladislau Dowbor, disponibiliza gratuitamente, a íntegra do curso sobre o livro “A Era do Capital Improdutivo”.

Você pode assistir e compartilhar livremente este curso, fundamental na atual conjuntura nacional e internacional. São 15 vídeos de 10 a 15 minutos, numa linguagem clara e objetiva, correspondentes a cada capítulo do livro.

O curso é em português, não em economês. Você vai entender como a nossa economia está sendo deformada, e como pode ser recuperada. Pode utilizar com os seus alunos, com a sua comunidade, com o seu sindicato, com os seus amigos. O ideal é que você veja o vídeo e leia o capítulo correspondente, um ajuda o outro. Portanto, a ideia é ampliar a compreensão do que está acontecendo. Ou seja, tem tudo a ver com Paulo Freire essa iniciativa de dar às pessoas conhecimentos que facilitem a apropriação da sua realidade.

Pedagogia da Economia
Ladislau Dowbor – Economista
e a Pedagogia da Economia

No site da USP encontramos: O que é Economia?

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

Economia Capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. Ou seja, o que importa é o dinheiro, já tornado mercadoria, tanto quanto as pessoas.

A Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade.

Contudo, no mundo contemporâneo, a sustentabilidade da produção para as gerações futuras se impõem como um quarto problema econômico básico, exigindo que se repense o crescimento econômico e o próprio sentido coletivo do consumo em permanente expansão sem propiciar um verdadeiro bem-estar às sociedade humanas.

E a Economia Socialista?

Adicionalmente, não se pode desprezar o fato de que a Ciência Econômica é Multidisciplinar. Ou seja, na medida em que estuda a produção e consumo da imensa variedade de bens e serviços existentes, os quais envolvem concepções e determinantes inerentes a outras ciências, como as da Agronomia, da Engenharia, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Nutrição, e fundamentalmente da Política, entre tantas outras.

A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões. Simplificando e do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia.

A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos escassos. Sua unidade de análise são os mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos agentes (consumidores e produtores).

A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. [n.e.: Deste modo, explicam-se assim as ligações entre estes focos?]

É o campo que embasa a atuação do Estado em suas três funções fundamentais: Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.

Portanto, aqui está claramente demonstrada a interação da política e da economia: se bem que a política seja determinada pela economia e sirva como a sua mais concentrada expressão e generalização, por outro lado a política desempenha um papel ativo com relação à economia, posto que é precisamente na política que a linha de desenvolvimento econômico recebe uma expressão concentrada e uma generalização.

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

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