3º CADERNOFÓRUM EducaçãoSociedade

Educação para 3ª Idade

3º CADERNO

São Paulo, 07 de Maio de 2024.
1,6 Minuto.

Dispõem de tempo e não querem se sentir inativo? Têm alguma reserva da aposentadoria e não sabe que fazer com ela? Sentem uma vontade enorme de saber mais e entender melhor o mundo e as pessoas? Assim são muitas pessoas da terceira idade. Soluções? Várias. Por exemplo:

Você pode estudar! Existem várias instituições que oferecem cursos para a terceira idade. Alguns deles são gratuitos, mas outros oferecem bolsas e preços acessíveis.

Veja se nesta lista encontra algo de seu interesse e condições. Considere os custos com transporte, alimentação, aquisição de material didático para não ter nenhuma surpresa. A ideia é fazer algo agradável, razoavelmente confortável para se sentir bem.

Tente pesquisar antes e ver se alguém que já os tenha realizado faz comentários positivos ou negativos. Prós e contra sempre existem.

Além disso, existem também cursos online gratuitos para a terceira idade que podem ser feitos no conforto da sua casa, de forma online. Alguns desses cursos incluem Informática Básica, Paisagismo e Plantas Ornamentais, Inglês Básico, Cervejeiro Artesanal e Temperos e Condimentos, entre outros.

Visite alguns sites dessas instituições onde você pode encontrar algo que seja de seu interesse, bem como obter as informações necessárias sobre como realizar as inscrições, datas e horários etc.

Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da UNESP em São Paulo: É um programa de extensão presente em algumas instituições de ensino superior brasileiras que oferece cursos, aulas ou atividades para pessoas da terceira idade (acima de 60 anos), normalmente de forma 100% gratuita. Existem em diversos estados do Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás): No programa UNATI da PUC-Goiás, são oferecidas disciplinas semestrais para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

UNATIEm diversos estado brasileiros.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): A UERJ é outra instituição que oferece cursos para pessoas com 60 anos ou mais por meio da UNATI.

Universidade de São Paulo (USP): O programa Universidade Aberta à Terceira Idade da USP oferece disciplinas regulares dos cursos de graduação da USP e atividades esportivas e físicas para pessoas com mais de 60 anos.

SENAC – PE – cursos para terceira idade gratuitos.

Várias oportunidades – Cuidado com as propagandas

Aqui outras escolas e instituições em São Paulo (e cidade próximas) que oferecem cursos para a terceira idade. Eles podem ser gratuitos ou oferecer bolsas.

Centro Paula Souza

IEB – Instituto de Estudos Brasileiros

Oficinas Cedivida (Paraná)

USP Leste

SENAC SP: Certifique-se de que existam cursos para a terceira idade, se são gratuitos e/ou se oferecem bolsas, certificação e condições favoráveis de estudo. O serviço geralmente tem aulas adaptadas e preparadas para esta demanda. Elas podem ser presencial ou a distância.
Em algumas unidade da cidade e do estado há oferta de cursos de informática para maturidade em São Paulo.
As aulas são realizadas nas escolas de Aclimação, Consolação, Jabaquara, Itapira, Osasco, Mogi Guaçu, Piracicaba e Santo André. Verifique.

Outras opções para sair do sedentarismo são os cursos de natação, hidroginástica e demais atividades físicas gratuitas nas instituições desportivas da prefeitura da capital paulista. Elas estão em diversos bairros e regiões da cidade. Aproveite.