CiênciasConteúdosDestaquesMeio AmbienteNacionalSustentabilidade

Planeta Terra – 40% Degradado

Relatório da ONU aponta que até 40% da área terrestre está degradada – Estudo diz que 44 trilhões de dólares estão em risco por conta de
complicações ambientais

Redação

São Paulo, 13/09/2022.

1 Minuto.

De acordo com um relatório emitido pela UNCCD (Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, em tradução livre do inglês), cerca de 40% de toda a área terrestre está degradada, ou seja, alterada de forma prejudicial. O estudo diz, ainda, que US$ 44 trilhões estão em risco, valor que se aproxima da metade da produção econômica anual do planeta, pois são obtidos por meio de serviços totalmente dependentes da natureza.

A ONU (Organização das Nações Unidas) tem como objetivo alertar o mundo inteiro para as questões ambientais, principalmente no que se refere à preservação dos recursos naturais. Dados do Global Forest Watch, aplicativo online que monitora florestas do mundo todo quase em tempo real, apontaram que o Brasil perdeu 1,5 milhão de hectares de seu “território verde”, sendo 359 mil deste total por consequências de incêndios naturais e clandestinos.

Planeta Terra - 40% Degradado
Saúde do planeta – (Clay Banks no Unsplash)
Políticas empresariais e cuidados com maquiagens (greenwashing)

Visto o impacto que a degradação ambiental causa, tanto na esfera social como na econômica, há certas políticas empresariais que vêm ganhando espaço no cenário brasileiro, sendo a ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou, em tradução livre do inglês, Governança Ambiental, Social e Corporativa) a principal delas.

Um levantamento do Google Trends mostrou que o interesse pela busca do termo, no Brasil, triplicou de fevereiro de 2021 em comparação com o mesmo mês deste ano.

Basicamente, a política ESG direciona como determinada empresa se comportará no que se refere à sustentabilidade empresarial: quais ações fará e incentivará e como a corporação trabalhará para atingir os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O termo ODS foi criado pela própria ONU e faz referência às 17 metas estipuladas para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 – um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, segundo o organismo plurinacional.

Entre as metas estão fome zero e agricultura sustentável, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água e vida terrestre.

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP