CiênciasDestaquesEnsinoSaúdeUniversidade

Cursos EAD Gratuitos UTI Pediátrica

O Sistema Único de Saúde brasileiro continua sendo o maior programa de política pública de Saúde do mundo. Por meio do PROADI-SUS, Hospital Moinhos de Vento oferece cursos EAD gratuitos a profissionais de UTI Pediátrica.

Redação

São Paulo, 03/09 de 2021.

2 Minutos

Criado em 2009 o Programa mostra a importância do SUS
No SUS  – Brasil (Desde 2009)

O Hospital Moinhos de Vento está com inscrições abertas para cinco cursos EaD gratuitos oferecidos a
profissionais de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica de todo o Brasil.

A iniciativa faz parte do projeto TeleUTI, conduzido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com o intuito de qualificar e sistematizar o cuidado ao paciente crítico por meio de aulas e atividades à distância. Os cursos são variados e abordam desde a avalição da dor em pediatria, prevenção de infecções em pediatria a suporte básico e avançados de vida em pediatria.

As inscrições vão até 20 de dezembro e podem ser feitas por meio do link: edX – Moinhos de Vento (hospitalmoinhos.org.br) .

Sobre o projeto
O estudo sobre o impacto da utilização da telemedicina em UTI mostrou que o uso desta tecnologia pode reduzir
as taxas de mortalidade e, de acordo com os relatos das equipes dos centros participantes, há uma satisfação em
participar deste programa. Além disso, referem que é notável a satisfação por parte dos familiares dos pacientes
atendidos por telemedicina. Iniciado em novembro de 2018, o projeto, que utiliza a telemedicina para promover a educação à distância e discussão de casos clínicos, visando a sistematização do atendimento em UTIs de todo o Brasil, já capacitou mais de mil profissionais por meio de 53 encontros em atividades educacionais.

“O projeto tem uma proposta desafiadora visto que temos unidades com diferentes perfis participando em todo o país. Além disso, provamos a aproximação destes profissionais ao uso da tecnologia, uma necessidade atual. Por estarem diariamente focados na assistência, na prática, disponibilizar um tempo para parar e se aproximar de conteúdo científico é um desafio que traz uma rica troca de experiências. O conteúdo científico muitas vezes se torna
inacessível a diferentes públicos e, neste projeto, conseguimos aproximar a ciência da prática profissional”,
afirma a pesquisadora do projeto, Hilda Maria Constant.

Para o chefe do serviço de pediatria do Hospital Moinhos de Vento, João Ronaldo Krauzer, o uso da telemedicina nas UTI Pediátricas tem permitido a redução de 50% da mortalidade em determinados casos. Krauzer reforça, ainda, que o trabalho multidisciplinar garante a prática da medicina de melhor qualidade em qualquer estrutura hospitalar.

“A magnitude desse projeto é o fato de poder levar medicina, terapia intensiva pediátrica de excelente qualidade
para locais onde o acesso seria impossível. A escolha das unidades participantes foi baseada na necessidade do
serviço, não só necessidade técnica, mas de formação na parte científica também”, diz.

Sobre o PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos, que são referência em qualidade médico-assistencial
e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita
Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes.

Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse:

https://hospitais.proadi-sus.org.br

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP