NacionalPolíticaRecentesSaúde

Cobertura Vacinal no SUS

A Saúde Pública foi negligenciada nos últimos 6 anos. Para piorar ocorreu a pandemia do Corona vírus, que abalou a economia do país e de muitas partes do mundo. Felizmente, o grosso da crise passou, e ainda que temporariamente, espera-se um retorno gradativo à “normalidade.”

Redação

São Paulo, 02/03/2023

2 Minutos.

A CASA reuniu agentes para discutir soluções para baixa cobertura vacinal no SUS  no final do mês passado. A baixa cobertura vacinal no SUS foi tema de uma live.  A instituição é um  espaço que reúne agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).  Junto a Confederação Nacional dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combates às Endemias (CONACS), ambas realizaram um transmissão simultânea em fevereiro passado.

Aumentar a cobertura vacinal é um dos grandes desafios da saúde brasileira. Pensando em como contribuir com esse objetivo, o espaço de conexão dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), ofereceram atualização profissional a mais de 400 mil agentes. Apoio importante aos profissionais que atuam nos 5570 municípios brasileiros, como forma de promover a adesão às campanhas de vacinação.

A CASA é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) em parceria com a Confederação Nacional dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combates às Endemias (CONACS) e Confederação Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A baixa cobertura vacinal no Brasil – Números

Se em 2015 a vacina contra poliomielite alcançou 98,29% das crianças até um ano, em 2018 seu alcance baixou para 89,54%, chegando a 73,53% da população alvo em 2022, mesmo com a prorrogação da campanha de imunização. Assim como outras vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI, criado em 1973), a cobertura da vacina Tríplice Viral, dada em duas doses para proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, também ficou distante da meta. Dos 92,61% atingidos em 2018, chegou a 77,96% da população em 2022. Já a segunda dose foi recebida por 54,94% do público alvo (pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos).

Os dados extraídos do TABNET/DataSUS apontam:

Cobertura Vacinal no SUS
Dados do Sistema Único de Saúde. (Img. Web
Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP