ConteúdosEducaçãoMulherProfessore(a)sSociedade

O Professor pós EJA

No Brasil, apesar dos grandes esforços feitos na educação, ainda nos deparamos com muitas pessoas deixando os estudos por diferentes motivos.

Tatiana de Oliveira Ramos – Gleycon Silva

Belo Horizonte, 03/07 de 2021.

No Brasil, apesar dos grandes esforços na educação, ainda nos deparamos com muitas pessoas deixando os estudos por diferentes motivos. Frente a essa realidade, a EJA – Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que acolhe pessoas que ainda trazem dentro de si o sonho de completar os estudos.

As classes são formadas por alunos de diferentes idades e história de vida. Durante as aulas, as explicações das matérias são sempre complementadas pelos seus conhecimentos acumulados e pela realidade em que vivem. Dar aula na EJA é aprender com os alunos, é ouvir, conhecer e respeitar as diferentes histórias de vida, é dar oportunidades para aqueles que se sentem desvalorizados pela falta de um diploma, e tornar-se sensível aos saberes daqueles que um dia tentaram estudar e não conseguiram ou nem tiveram oportunidade de ir à escola.

Os estudantes da EJA são pessoas dedicadas, que se esforçam para não faltar nas aulas e cumprir as atividades escolares. Conversando com os alunos entendi porque não tinham concluído os estudos. Muitos alunos não foram para escola, desde muito cedo tiveram que trabalhar para ajudar os pais; alguns não foram para a escola porque os pais não achavam importante estudar; alguns moravam distantes das escolas, outros deixaram os estudos porque foram influenciados por amigos, enquanto, muitos relatam que sempre tiveram dificuldade em aprender e eram reprovados, por isso desistiram.

O Professor pós EJA - Solidariedade é fundamental.
O Professor pós EJA – Solidariedade é fundamental. (Img.: Internet)
Algumas razões para continuarTemos Internet?

Muitas são as causas, contudo, frente a esses relatos, os professores tornam-se peças fundamentais na permanência desses alunos e na conclusão dos seus estudos.

Na EJA, o professor deve buscar a participação de todos os alunos e deve contribuir para que eles consigam resgatar sua cidadania e autoestima, o prazer pelos estudos.

Através de aulas dinâmicas deve integrá-los na vida educacional e inseri-los na sociedade. Criando situações que desenvolvam nesses estudantes pensamentos que os faças analisar um problema ou questão, os façam refletir, pensar com clareza e racionalidade sobre o que está sendo estudado, sempre levando em conta os seus conhecimentos, habilidades e experiências cotidianas já trazidas do local de onde vivem.

Dar aula na EJA é mais um desafio na vida do professor. É algo gratificante, é dar credibilidade a essa modalidade de ensino que existe para resgatar muitos talentos. É uma oportunidade de conhecer pessoas que estão realmente compromissadas em aprender, em aproveitar os momentos na escola para melhorar as condições de vida, conseguir realizar sonhos, alcançar um curso superior ou apenas concluir uma etapa da vida que ainda estava em aberto.

Tatiana de Oliveira Ramos – Bióloga, Doutora em Entomologia Agrícola
Gleycon Silva – Gestor Ambiental, Doutorando em Ecologia – INPA