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Elas Pilotam Bem D+

Protagonismo feminino nas pistas do Shell Eco Marathon. Alunas são a maioria e 70% das equipes têm engenheiras mecânicas pilotas mulheres.

 

 

Redação

Rio de Janeiro -RJ, 31/08/2023

2 Minutos.

A competição pela construção de protótipos de carros energeticamente supereficientes terminou no dia 1º de setembro. Nos boxes, centenas de jovens universitários constroem, consertam e aperfeiçoam seus veículos, para serem usados por Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina.

[N.E.: A equipe do laboratório de pesquisas em bioenergias renováveis da UNICAMP, capitaneada pelo Profº Drº. Gonçalo Pereira, está à frente de projetos inovadores e revolucionários na conquista e produção de biocombustíveis limpos e sustentáveis ecológica e economicamente.]

Nas pistas, 39 equipes com condutores na disputa pelo melhor aproveitamento com o menor uso de energia. Num universo considerado tão masculino como o automobilismo, o protagonismo das mulheres no Shell Eco Marathon tem um número bem significativo: 70% das equipes têm pilotas.

Luiza Custódia, pilota da equipe Triângulo Verde da UFTM, fala sobre ser uma das representantes femininas na competição: “É muito gratificante poder representar as mulheres nesse espaço. Eu faço engenharia mecânica e na minha sala tem 5 meninas só, entre 40 homens. Poder estar aqui e mostrar que a gente não é menos que ninguém. E ao contrário do que pensam, não estou só dirigindo, estou também na parte técnica e mecânica.”

Thaís Riquinho, pilota da Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco, comenta sobre o peso de estar à frente de uma das equipes que é destaque no evento: “A gente sempre foi muito subestimada nessa área, e ver o protagonismo feminino é algo muito novo, e motivo de muito orgulho e responsabilidade. A gente está sempre abrindo processo seletivo porque queremos cada vez mais mulheres no time.”

‘Pé na tábua’ e ‘mão na massa’ da tecnologia 

Por ter enfrentado algumas dificuldades em um ambiente considerado masculino, Thaís conta que criou um projeto para incentivar as meninas a se sentirem acolhidas e representadas. “Hoje mesmo, vieram umas meninas de 8 anos visitar o boxe e ficaram surpresas me perguntando se mulher também podia ser pilota. E eu respondi que a mulher pode ser o que quiser.”

Elas Pilotam Bem D+
Carro movido a energia limpa e renovável. – Shell Eco Marathon.(Img. Web)

Já a aluna Paula Gomes, pilota estreante da IFECO do IFRS Rio Grande, ressaltou que a representatividade não está somente na direção:

“Metade da nossa equipe é de mulheres. E acho que uma das coisas que mais gosto na nossa equipe: ter tantas mulheres carregando nossa bandeira”.

Quando questionada sobre o protagonismo das pilotas no volante ela explica: “não é só o tamanho e peso, nós somos destemidas, a gente se envolve com amor, e tem coragem para assumir esse papel, e as críticas que a gente escuta servem de mais combustível para deixar a gente mais forte.”

Cada equipe tem quatro chances de realizar o percurso, que contempla 10 voltas na pista (840m), em no máximo 25 minutos. Vence a equipe que finalizar o percurso utilizando a menor quantidade de energia.

Muita força com eficiência energética

A Shell Eco-marathon é a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Neste ano, a competição reuniu cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade da cidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã. Elas disputaram na categoria de Combustão Interna, com o espantoso resultado de 619 km/litro de etanol.

Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.

Shell Brasil está instalada há 110 anos no Brasil. Shell é uma empresa inglesa (fusão com Royal Dutch Petroleum – holandesa) de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis.

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Redação

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