CiênciasDestaquesEconomiaMeio AmbienteSaúdeSustentabilidade

Trabalho e Poluição? Problemas Sim.

Pesquisadores cientistas descobriram que mesmo a exposição de curto prazo à poluição do ar afeta o desempenho do nosso cérebro e a capacidade de trabalhar. E ocorre desde a infância…

Ascom- WEF (World Economic Forum)

Cambridge, Massachusetts  06/12 de 2021.

O estudo de dados indica que a poluição do ar prejudicou a função cognitiva em adultos em idade produtiva, diz Andrea La Nauze, da Escola de Economia da Universidade de Queensland.

“Nossa pesquisa usou dados de jogos de treinamento cerebral Lumosity para investigar o impacto da poluição do ar em adultos que vivem nos Estados Unidos”, disse La Nauze.

“Os jogos que estudamos visavam sete funções cognitivas: memória, habilidade verbal, atenção, flexibilidade, habilidade matemática, velocidade e resolução de problemas.

“Descobrimos que a exposição a níveis moderadamente altos de partículas finas (PM2,5) fez com que um jogador caísse quase seis pontos em uma escala de 100 pontos, onde 100 representa a pontuação do 1% dos melhores desempenhos cognitivos.

“Na verdade, se você tem menos de 30 anos e está exposto a esse nível de poluição, sua função cognitiva diminui na mesma proporção que envelhecer aos 15 anos.”

PM2.5 são partículas minúsculas de 2,5 mícrons ou menos. Se inalado, o PM2.5 pode penetrar nos pulmões, entrar na corrente sanguínea e causar sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e respiratórias. La Nauze diz que embora os efeitos do PM2.5 na saúde fossem amplamente compreendidos, esta pesquisa foi a primeira a usar dados de treinamento do cérebro para estudar o impacto potencial no desempenho cognitivo.

Funções cognitivas são habilidades que usamos para processar, armazenar e usar informações – elas são essenciais para tarefas que vão desde preparar uma xícara de chá até a autorregulação”, diz ela.

“Os economistas estão apenas começando a estudar a cognição, mas pesquisas recentes sugerem que mudanças na função cognitiva afetam a produtividade da força de trabalho.

Trabalho e Poluição? Problemas Sim.
 Trabalho e Poluição? Problemas Sim. Incêndios florestais causam problemas mentais graves. (Img. internet)

“Nossos resultados mostram que os efeitos da poluição do ar são maiores para aqueles com menos de 50 anos – pessoas na melhor idade para trabalhar – o que indica que o desempenho diário em nossos empregos também pode ser afetado.”

O estudo descobriu que os maiores efeitos ocorreram na memória, o que significa que as ocupações que dependem mais da função de memória são provavelmente as mais afetadas. Embora o estudo tenha usado dados dos Estados Unidos, La Nauze diz que os resultados são relevantes para a Austrália.

“Acreditamos que nossa pesquisa tem implicações reais para o adulto australiano em idade produtiva, especialmente porque os incêndios florestais se tornam mais frequentes e contribuem para os níveis de poluição do ar”, diz ela. “A crise do incêndio florestal de 2019-2020 sujeitou milhões de australianos à pior poluição do ar do mundo.

“Embora o ar da Austrália seja bastante limpo para os padrões internacionais, o australiano médio ainda está exposto a níveis mais elevados de poluição do ar do que as recomendações mais recentes da Organização Mundial de Saúde”.

La Nauze diz que uma combinação de medidas individuais e políticas pode combater os efeitos.

“Você pode alterar sua exposição de pequenas maneiras, permanecendo dentro de casa , usando filtragem de ar ou mudando-se para um subúrbio menos poluído”, diz ela.

“Porém, fundamentalmente, tudo se resume a uma política governamental: reduzir as emissões dos veículos , buscar fontes de poluição do ar, como incêndios florestais, e revisar os padrões de qualidade do ar.

“Os padrões de qualidade do ar na Austrália e em todo o mundo devem levar em consideração os efeitos cognitivos e seus impactos na produtividade a jusante.”

O estudo aparece na série National Bureau of Economic Research Working Paper . Outros pesquisadores da Carnegie Mellon University contribuíram para o trabalho.

Acesse Fórum Econômico Mundial

Legenda:
PM2.5 são partículas minúsculas de 2,5 mícrons ou menos.

Se inalado, o PM2.5 pode penetrar nos pulmões, entrar na corrente sanguínea e causar sérios problemas de saúde.

Um novo estudo mostra que os efeitos da poluição do ar são maiores para aqueles com menos de 50 anos, sendo os efeitos mais prejudiciais a memória.