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A Cerca dos Professores

O mesmo autor da música “Coração de Estudante” diz em um outro clássico da MPB que “o artista tem de ir aonde o povo está”. Parodiando Milton Nascimento, podemos afirmar que o mesmo se aplica aos professores.

Luiz André Ferreira

São Paulo, 19/09 de 2021.

1 Minuto

Se antes o aluno via-se em um emaranhado sistema educacional, com regras, diretrizes, linguagens e comportamentos impostos, agora, o jogo virou. Hoje, o professor é quem se vê como aprendiz em um universo nativo de seus alunos.

No mundo digital, qualquer informação está disponível a todos, de maneira quase democrática, e não mais restrita à lousa do professor. Esse profissional precisa compreender a realidade dos seus alunos para se apropriar de suas linguagem, formato e dinâmica e aplicá-las em sala de aula.

O panorama já vinha mudando, mas de forma muito lenta e atravancada, em boa parte, pelo conservadorismo da enferrujada engrenagem educacional. No entanto, essa transposição teve de assumir uma velocidade supersônica, por conta do interminável isolamento imposto pela Covid19. Por ironia, boa parte dos professores que via no celular, no WhatsApp e na internet, ameaças a sua tradicional aula expositiva, passou a depender delas para poder continuar seu ofício.

Essa revolução provocada pela doença fez com que tivéssemos que nos reinventar em tempo recorde. O conteúdo base pode não ter mudado ainda, mas a forma de transmissão precisou usar da tecnologia como canal transmissor tendo que, para isso, assumir formatos totalmente diferentes. Isso obriga o profissional de educação a sair de sua zona de conforto.

TV Educa com jeito de brincadeira
        Professores mecânicos e energéticos. (Img. Internet)

Educação pela TV – perigos a ver…

Como no “Jogo do Milhão” teve que pedir auxílio aos universitários (no caso estudantes de todos os níveis). Finalmente, isso fez com que os estudantes saíssem da posição de meros espectadores para atuarem também como protagonistas da construção de seu próprio conhecimento.

Diante dessa necessidade de adaptação tive a coragem de me despir de preconceitos intelectuais e tecnológicos e ousar trazer o “Big Brother Brasil” para dentro de minha sala de aula. Aquele laboratório em tempo real, ao alcance de todos e a qualquer momento –  é desafiador.

No meu caso, apliquei nas aulas de Gestão e Empreendedorismo dos cursos de graduação da Faculdade Hélio Alonso (Facha). No entanto, poderia ser perfeitamente aplicado em turmas de ensinos médio e parte de fundamental.

Através da análise do comportamento dos personagens do programa de TV, pude trabalhar conceitos como: inovação, comportamento, comunicação, oratória, relacionamento, gestão de crise, ética, geografia, cultura, regionalismo… E nem preciso dizer que o engajamento foi infinitamente maior, assim como estão sendo a assiduidade, a adimplência e média nas notas das provas e seminários realizados.

[N.E. A rede Globo agradece a sua audiência e aos patrocinadores]

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP