EconomiaEducadoresNacional

Youtubers​ no Aprendizado das Exatas

Conhecimentos sobre computação, matemática e estatística estão disponíveis em vídeos no Youtube a partir de iniciativas de Youtubers no aprendizado das exatas com estudantes e professores da USP de São Carlos.

Denise Casatti

São Paulo, 11/01 de 2021.

A pandemia ensinou que uma sala de aula pode caber em uma tela. Pode ser a tela do celular, do computador ou da televisão. Mas, para caber, é preciso adaptar vários elementos do ambiente presencial e recriar a sala de aula, um desafio que marcou o ano de 2020. Para alguns professores e alunos, esse era o empurrãozinho que faltava para que assumissem o papel de Youtubers.

O coronavírus também foi responsável por mudar a forma como os brasileiros buscam novos conhecimentos na internet. Durante a pandemia, 91% dos dois mil brasileiros entrevistados em uma pesquisa solicitada pelo Google disseram que o Youtube ajudou a aperfeiçoar uma habilidade de interesse e 52% revelaram que aprenderam algo novo na plataforma.

Alcançar um dos 105 milhões de brasileiros que acessam o Youtube mensalmente é a meta de quem resolveu criar seu próprio canal para divulgar conhecimentos em áreas como ciência de dados, aprendizado de máquina, matemática aplicada, estatística e robótica, por exemplo.

De acordo com o Marketing Digital há maneiras eficientes de atingir um público leitor, cativa-lo e e tornar o seu blog ou sua página mais atraente, seja ela pessoal, comercial ou institucional. A revista AEscolaLegal por exemplo atingiu a marca de 800K de acessos (ou viwers) de forma orgânica, ou seja, sem recorrer aos mecanismos pagos do marketing comercial. Para tanto, contudo, é necessário alguns esforços, estudos e paciência.

Afinal, mercado é algo para ser conquistado e toda conquista requer esforço. Aquisição de conhecimentos, técnicas e o apoio de profissionais experientes fazem toda a diferença.

Confira na íntegra da matéria alguns exemplos de professores e alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP que decidiram virar youtubers na pandemia.

Jornal da USP  leia a íntegra