ConteúdosEducaçãoEnsinoTecnologia

Metodologia SCRUM – para Gerenciar Projetos

Gerenciar Projetos é com certeza um dos grandes desafios presentes, nas mais variadas organizações.

Roger Siqueira 

Curitiba, 13/04 de 2020.

1 Minuto

 

De acordo com Project Management Institute (2017) “O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz”.

Sua complexidade ocorre desde os primeiros passos no desenvolvimento de um projeto, principalmente pela dificuldade de gerenciar tudo que está envolvido no processo de criar, modificar ou repensar algo.

Sejam os dados, informações, pessoas e os objetivos determinado pelas organizações que estão envolvidas e anseiam pelo bom desenvolvimento de seus projetos.

Sendo assim, nos últimos anos surgiram novas ferramentas para realizar esta árdua tarefa, e também, dar velocidade no desenvolvimento dos projetos.

A metodologia Scrum surge como um desses modelos de Gerenciamento de Projetos similar ao que encontramos pós Manifesto Ágil, mais enxuto, perspicaz e propício para o atual momento em que as instituições estão inseridas.

Para tanto, será abordado o que é a metodologia Scrum: como ela surgiu, como devem ser suas equipes de trabalho e como é desenvolvido a forma de gerenciamento de projetos de acordo com a mesma. 

Pretende-se, então, observar neste artigo padrões introdutórios sobre a Metodologia Scrum que colaboram para o Gerenciamento de Projetos na mais variada gama de organizações e como utilizá-los.

Demonstrar quais as principais características de uma equipe que trabalha com a metodologia Scrum, quais são as etapas seguidas neste método e como trabalhar com ela no dia a dia no Gerenciamento de Projetos.

A METODOLOGIA SCRUM  

Primeiro é necessário entender que a Metodologia Scrum é “…um sistema de gerenciamento de projetos mais ágil, que promete entregar uma grande quantidade de trabalho em muito menos tempo (RIBEIRO, 2017).”

A Metodologia Scrum foi criada por Jeff Sutherland junto com Ken Schwaber, um método que inicialmente tinha como objetivo ser uma forma rápida de desenvolver softwares para o setor tecnológico (SUTHERLAND, 2014).

No entanto, Sutherland observou que o método poderia ser utilizado para o gerenciamento de projetos de diferentes categorias e em organizações de diferentes tamanhos e segmentos, porque de acordo com Sutherland (2014, p. 12):

O Scrum acolhe a incerteza e a criatividade. Coloca uma estrutura em volta do processo de aprendizagem, permitindo que as equipes avaliem o que já criaram e, o mais importante, de que forma o criaram.

A estrutura do Scrum busca aproveitar a maneira como as equipes realmente trabalham, dando a elas as ferramentas para se auto organizar e, o mais importante, aprimorar rapidamente a velocidade e a qualidade de seu trabalho.

Metodologia SCRUM - para Gerenciar Projetos
Para agilizar conhecimentos e processos SCRUM é método útil (Img. Cedida)

Justo (2017) também contribui dizendo:

O Scrum é um framework que contém um conjunto de conceitos, práticas e ferramentas para gerenciar projetos de forma ágil. Inicialmente essa metodologia foi pensada para atender apenas projetos de desenvolvimento de software, mas com o tempo começou a ser aplicada também em projetos de outra natureza, principalmente aqueles cujo escopo é pouco conhecido, seja por questões atreladas à tecnologia ou por incertezas dos requisitos de negócio.

De Paula (2019), propõe que um projeto venha a ser dividido em inúmeros (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes da equipe de projetos para que esta possa alinhar o que já fez e pensar formas de melhorar o processo.

Ela percorre um caminho mais rápido e flexível no Gerenciamento de Projetos, que alcança os objetivos do projeto de maneira bem mais assertiva, em um tempo menor e com a utilização de menos recursos físicos e financeiros.

Ela não impõe como as pessoas devem trabalhar, mas olha para como as pessoas trabalham, ela ajuda a dar clareza aos objetivos propondo que as pessoas ajam como um time que busca avançar pelo campo da vitória, unidos e com o foco direcionado para o mesmo sentido.

Esse método olha para o todo e constantemente revisa o que está acontecendo para encontrar e corrigir as falhas rapidamente, evitando gastos desnecessários e propicia alcançar o objetivo em um tempo menor.

A metodologia Scrum quebra o paradigma de Gerenciamento de Projetos feitos em cascatas, engessados que não chegam a lugar algum, porque olham muito a frente, longe, esquecendo-se de constantemente fazer o que Sutherland chama de inspeção e adaptação.

De acordo com o autor consiste em uma ideia simples, mas que precisa ser executada com reflexão, introspecção, honestidade e disciplina (SUTHERLAND, 2014, P.13).

Roger Siqueira

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

2 thoughts on “Metodologia SCRUM – para Gerenciar Projetos

  • Juliane Lorenz

    A cada dia é fundamental agir de maneira ágil, com menos burocracia e com foco em um resultado mais rápido.

    • Obrigado! que bom que gostou! Continue lendo nossa revista. Dissemine entre os conhecidos de sua rede social.
      O Publisher

Fechado para comentários.