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Expressões e Metodologias que Transformam o Ensino 

Já foi o latim (nas Ciências), mas normalmente surgem termos e palavras diferentes, que muitas vezes vêm de outro idioma – atualmente é o inglês (língua comercial) , com os quais nem todos estão habituados. A Educação vem se transformando ao longo dos anos, em um processo natural e até necessário, diante de novas tecnologias, formatos e metodologias, impostas pelo imperialismo e busca de hegemonia cultural, política e econômica. Expressões e Metodologias que Transformam o Ensino procuram e conseguem transformar a mente a cultura das pessoas. Mas, quem decide?

Redação

São Paulo, 28/10 de 2021.

1 Minuto

Expressões e Metodologias que Transformam o Ensino 
  Multilingual é global, é até interplanetário… (Img. Internet)

Eis um um brevíssimo dicionário com alguns desses termos e seus significados.  

  • Homeschooling: devido à pandemia, com as escolas fechadas, crianças e jovens passaram a estudar em casa. No entanto, o que vivemos, provisoriamente, não deve ser confundido com o ensino domiciliar – tradução de homeschooling – isso porque, para essa modalidade, que é permitida em alguns países, mas não no Brasil, é preciso que pais e responsáveis definam, não só o material didático, conteúdo pedagógico, além do acompanhamento e intermédio do conhecimento.

  • [N.E.: o que significa, em teoria pais preparados para exercerem a função de professores]

  • Gamificação: (do inglês gamification), a adaptação do termo em português traduz o conceito de criar jogos, com aspectos lúdicos e divertidos, para situações de não jogos. A técnica traz elementos de jogos digitais – como avatares, ranking, premiações, desafios – para atividades escolares. Uma das principais vantagens do método é engajar e estimular os estudantes, desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, convívio com os pares, além de dar autonomia e protagonismo ao aluno em seu processo de aprendizagem.

  • Blended Learning: (traduzido por ensino híbrido) na pandemia, a modalidade ficou ainda mais em evidência, embora já fosse trabalhada antes em muitas escolas. O método aposta na interação e troca de experiências de atividades presenciais, sem deixar de usar a tecnologia e recursos on-line. 

  • Cultura maker: o conceito traz a importância do aluno “botar a mão na massa”, porque considera que a aprendizagem se dá por meio da ação e do protagonismo dele na construção do conhecimento, além do pensamento crítico.

  • BNCC – Base Nacional Comum Curricular: documento normativo, homologado em 2018 pelo Ministério da Educação, que estabelece aprendizagens essenciais para todos os alunos da educação básica do País – que compreende educação infantil, fundamental e ensino médio – tanto na rede pública, quanto privada. 

  • Habilidades Socioemocionais: são competências para além da sala de aula, que o aluno leva em situações do cotidiano e da vida fora da escola. Por não serem estritamente cognitivas, essas habilidades estão ligadas à capacidade de conviver melhor com as próprias emoções e com as diferenças, do desenvolvimento interpessoal e a tomada de decisões mais assertivas. A própria BNCC exige que as habilidades socioemocionais sejam trabalhadas no currículo. 
    [N.E.: está na mesma vibração semântica do skils and levels: traduzindo – competências e níveis – mas as emocionais vêm de casa…]

  

MinLab – Fundada em Israel em 1994, é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. No Brasil desde 2006, está em 17 estados.

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP