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Educação e Tecnologias Disruptivas

A Educação 4.0 está em processo furioso de (re)definição, e em geral, agora, está relacionada ao desenvolvimento da 4ª Revolução Industrial, derivada das Tecnologias Disruptivas

Redação

São Paulo, 14/10 de 2020.

2 Minutos

A Educação é a base para a construção e o desenvolvimento de uma sociedade. Urge que os seus temas transversais contemporâneos sejam debatidos com a sociedade civil em função do impacto das chamadas Tecnologias 4.0. Estas transformações se evidenciam na situação econômica, social e ambiental planetária, principalmente nos processos pós-pandemia.

A ideia das palestras sobre Educação 4.0 e o apoio a difusão deste conhecimento busca a ampliação do debate sobre o tema. As suas potencialidades e especificidades para o momento atual do Brasil e das transições no cenário mundial, são absolutamente necessárias.

A Educação 4.0 está em processo de definição, e em geral está relacionada ao desenvolvimento da 4ª Revolução Industrial, derivada das Tecnologias 4.0.

Incluem novas formas de aprendizado e de ensino impactadas por tais tecnologias e abrem a discussão sobre o desenvolvimento de novas capacidades nos estudantes, que potencializem suas adaptabilidades humanas e autonomias.

A Educação e Tecnologias Disruptivas trarão todos para a realidade. Mas, nem todos terão acesso às ferramentas e produtos.

Micro-Glossário de Tecnologias 4.0 com aplicação imediata e novas tecnologias a médio prazo: o que já é realidade em Educação e Tecnologias Disruptivas

1 Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning.

Um dos principais motores das mudanças na próxima fase do Séc.21 é a Inteligência Artificial. A crescente capacidade das máquinas de aprender e agir está se tornando a base das transformações do mundo, da sociedade e dos seus processos. É curioso pensar que quem as instrui é o próprio ser humano. Falhas nas máquinas, portanto, serão sempre falhas humanas dos seus programadores, quaisquer que elas sejam. Isso nos leva a um novo patamar na análise ética do trabalho, e da própria humanidade.

2 5G

É a próxima geração de conexão de Internet móvel e oferece velocidades de download e upload de dados muito mais rápidas. Através de uma maior utilização do espectro de rádio, permitirá que muitos mais dispositivos acessem a Internet móvel simultaneamente. A tecnologia 5G permitirá aplicações inovadoras de todas as outras indústrias e setores, desde automóveis autônomos, redes de energia otimizadas, agricultura inteligente, etc.

As operadoras de telefonia e de transmissão de dados, por exemplo, terão que reorganizar suas tecnologias de transmissão, torres, moduladores etc e readequá-los às novas demandas. O tráfego de informações será tão intenso que os modelos atuais não darão conta.

3 A Internet das Coisas (IoT).

O aumento do número de sensores, aparelhos e objetos inteligentes (“smart”) conectados com a Internet, ampliam a capacidade para os algoritmos de Inteligência Artificial processarem em tempo real as situações do mundo físico. IoT está constantemente recebendo e repassando informações para as plataformas de “Big Data” e Inteligência Artificial. O conceito de cidades inteligentes está intimamente ligado a IoT. Serão substituídos milhões de postos de trabalho a partir de sua implantação definitiva. Políticas Públicas adequadas às novas condições deverão ser criadas. Hoje já existem os domus atendidos pela Domótica – a técnica de tornar uma casa administrada pela IA e IoT.

4 Humanos Extendidos, “Transhumanos”.

A Tecnologia que começou com aparelhos de suporte para exercícios físicos agora se expande em uma nova indústria de vestuário tecnológico com o intuito de melhorar a performance humana. Sua função será nos auxiliar a viver de forma mais saudável e eficiente. Implantes em humanos para criar os “humanos estendidos” ou “transumanos” já são realidade em centros de pesquisas. Os cyborgues terão novas configurações e funções. De fato, já se consideram cyborgues todos o humanos que tem peças não naturais implantadas em seus corpos. Blade Runner está longe de ser apenas ficção.

5 Big Data e Analítica Aumentada.

“Big Data” é um termo que se refere ao crescimento exponencial da quantidade de informação criada no mundo e a Analítica Aumentada é a Análise de Dados altamente avançada, fomentada pela IA. Via Analítica Aumentada podemos trabalhar em Sistemas Dinâmicos Complexos com fluxos de dados variados (como são a maioria dos fenômenos sociais humanos). Como dito, a Ética das relações humanas sociais, no trabalho, na educação e na família sofrerão alterações marcantes. Espaço para estudos de Humanidades reforçarem sua presença, como resistência às injunções cibernéticas.

6 Locais e Territórios Inteligentes

Aplicação da “Internet das Coisas” e Inteligência Artificial aos espaços físicos como casas, escritórios, bairros, florestas, praias e até cidades – tornando-as amplamente conectadas e inteligentes.

7 Blockchains

São métodos super-seguros de armazenagem, autenticação e proteção de Dados, que já estão revolucionando diversos aspectos das cadeias de valores setoriais. Um salto além da estocagem de informações nas nuvens

8 Realidades Digitalmente Extendidas.

Mixando Realidade Virtual e Realidade Aumentada, as Realidades Estendidas permitem a experiências digitais muito mais imersivas. Imagine uma aula de paleozoologia em que o aluno poderá interagir virtualmente com um Tiranossauro Rex.

9 Gêmeos Digitais.

Um gêmeo digital é uma cópia de um objeto físico, produto, processo ou ecossistema. Esta tecnologia inovadora e potencialmente disruptora, nos concede o poder de manipulação e ajuste digitais aplicados aos objetos do mundo real. Minority Report é um filme que aplica estes conceitos de forma interessante.

10 Co-Bots

Os robôs de hoje estão mais inteligentes do que nunca, aprendendo a responder a seu ambiente e executando tarefas sem intervenção humana. Em certas indústrias, o trabalho humano já permite o envolvimento quase perfeito com colegas robôs – daí o termo “Cobot” ou “robô colaborativo”. Muitas fábricas japonesas já utilizam as ferramentas.

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

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