EducaçãoEnsinoProfessore(a)sRecentesSociedade

Escola Ativa de Aprendizagem

Da portaria, local de entrada na escola, até a sala de aula onde o aluno compartilha aquilo que
sabe e na oportunidade também aprende algo novo com o auxílio do professor. Um Aprendizado ativo, de trocas.

Tatiana de Oliveira Ramos e Gleycon Silva

Belo Horizonte, 20/08 de 2021.

Todo o espaço da escola é um ambiente de aprendizagem, desde a portaria, local de entrada na escola, até a sala de aula onde o aluno compartilha aquilo que sabe e na oportunidade também aprende algo novo com o auxílio do professor, isso é uma forma de aprender ativamente.

A mudança na educação pós pandemia, precisa trazer consigo a integração de todos os espaços e tempos, onde o ensinar e o aprender acontece mais efetivamente. Escolas ativas de aprendizagem não são limitadas a quatro paredes, usam todo o espaço físico da escola e buscam locais para realizar momentos de aprendizagem.

Entendemos essa metodologia ativa de ensino em uma aula de ecologia ministrada em um ambiente aberto, em uma horta escolar, sentados em baixo da sombra de algumas árvores, caminhando por uma pequena mata e através de salas virtuais, que oportuniza ao aluno e o professor observar as interações que são explicadas nos livros e que ficam longe do seu entendimento.

Essa sala de aula ativa e ampliada permite a observação da grande diversidade de vida, das interações dos animais com o meio ambiente, o reconhecimento das estruturas das plantas e as adaptações à vida que animais e plantas desenvolveram.

Funciona como uma lupa que aumenta a visão do aluno e do professor, que incentiva o pesquisar, a comunicação entre os colegas, aguça o pensamento crítico, desperta a criatividade, traz a curiosidade, a capacidade de trabalhar em equipe e ajuda aceitar diferentes opiniões sobre um determinado assunto e o mais importante resgata a motivação e a relevância da educação.

A escola ativa de aprendizagem resgata o “prazer do aprender” que foi perdido durante o distanciamento entre alunos e escolas, traz transformação na forma de conceber o aprendizado ao permitir que em diferentes aulas o aluno se conecte ao vivo com aquilo que está aprendendo.

A proposta da escola ativa de aprendizagem é que o aluno chegue na escola sabendo sobre o que será ministrado pelo professor e a aula seja um ambiente de troca de informações, discussão, busca de informações na internet, leitura e debate, onde se aprende junto. Que ele observe as necessidades de sua comunidade ou bairro e busque com seus colegas e professores de diferentes disciplinas, usar seus conhecimentos para resolução dos problemas, frente a questões do dia a dia.

Criar projetos e propostas inovadoras, envolver-se em atividades complexas, pois essas situações irão preparar os alunos para os desafios que irão enfrentar na vida e, no final, certamente terão as competências do profissional do futuro.