Uncategorized

4Mesas Debates – AEscolaLegal

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2020, entre 15 e 17 horas ocorreram as 4 mesas debates (2 por dia) no canal audiovisual AEscolaLegal. Educação e Sustentabilidade, Políticas Públicas, Feminismo e Negritude. Questões cruciais foram debatidas com grande participação do público.

Redação

São Paulo, 17/10 de 2020.

1 Minuto

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2020, sempre às 15 e 17 horas ocorreram 4 mesas-debates online (2 em cada dia) no canal audiovisual da revista AEscolaLegal em que foram discutidos, entre dezessete personalidades bem posicionadas de três continentes (Brasil, Europa e África) e estados e cidades do país – Recife (Pernambuco) – Campinas (SP) – Goiânia (Goiás) – São Paulo (SP)

Os temas ali debatidos, todos da maior importância, deixaram claro que há uma enorme e crescente preocupação dos brasileiros e por outros cantos do mundo, com assuntos que já fazem parte do dia a dia das pessoas, todos colocados em alto grau de evidência a partir da pandemia e pelo uso comum das redes sociais e a internet.

Ninguém mais que vive em grandes e médias cidades está isento do conhecimento, ou pode declarar ignorância sobre as questões climáticas, das agressões feitas à Natureza, da gritante necessidade de mudarmos hábitos de vida e dos freios necessários ao consumo desenfreado, aos preconceitos de cor, raça e gênero, muito menos a crescente desigualdade social, ao que se procura dar um tom de normalidade.

Baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milênio da ONU e em suas diretrizes básicas, os eventos trouxeram visões críticas e análises contundentes subsidiadas por estudos, dados, fatos e conhecimento dos participantes debatedores, enfatizando a urgência de mudanças em diversos cenários.

4Mesas debates- AEscolaLegal Conversa – YouTube

Foram mais de 6 horas de imersão nos assuntos com especialistas de mentes brilhantes e fecundas de diversas áreas, com o intuito de trazer ao público a urgente e necessária discussão dos temas abordados.

EDUCAÇÃO – Políticas Públicas – Sustentabilidade – Negritude e Feminismo

É impossível separar os temas debatidos. Os elos histórica e socialmente estabelecidos entre eles são consistentes e complementares. Falar de Educação é colocar em pauta as políticas públicas que garantam a aplicação de métodos atualizados, modernos e relacionados aos avanços tecnológicos do presente momento.

Nem se pode implantar uma política de estado em Educação, ou em qualquer outro setor social, sem imaginar que ela deva ser sustentável. É, ao mesmo tempo, intangível desleixar do crescimento ordenado das cadeias do conhecimento e de sua máxima disseminação, a partir de mecanismos e ferramentas que perdurem no tempo, e que evoluam e possam constantemente se readequar às necessidades e demandas sociais.

E estas demandas, as atuais e possivelmente as futuras, passam pelo combate intransigente e incansável contra os preconceitos de qualquer origem e espécie, contra os abusos e exageros políticos e partidários que se afastam do coletivo social e exaltam as diferenças dos protegidos corporativamente. Não a criação de castas!

A voz que se ouviu uníssona das que se ergueram nos eventos foi esta: Educação é a base, a raiz da estrutura. Deve e merece e precisa ser reforçada, respeitada. Tem de receber os incentivos, estímulos e recursos necessários do estado com participação da iniciativa privada para criar uma consciência social crítica e não passiva.

A busca constante pela evolução através da Ciência

Aliada à tecnologia de seu tempo, é a Educação quem prepara as pessoas para a vida, em primeiro lugar, para o trabalho e em seguida para o mercado. Ela tem o condão de ordenar estas instâncias. Aprender e ensinar a usar as ferramentas tecnológicas que constroem os pilares da quarta revolução industrial e da sociedade é função e necessidade urgente para a juventude.

Estado, universidades, empresas, capital público e privado tem de se organizar e se unir para fomentar esta mudança. Criar escolas e instituições capazes de absorver o conhecimento, e diversificar ao máximo os espaços, as opções e o acesso aos territórios do saber. Pedagogia, didática e metodologias que sustentem e conservem princípios humanistas, solidariedade e senso de justiça, democraticamente, fazem parte da receita.

Sem este tripé: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade o futuro se distancia e o presente tende a se deteriorar, rapidamente. Os cálculos e esforços feitos para recuperar o tempo perdido e os prejuízos serão inaceitáveis!

Volmer S do Rêgo – Publisher

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP