ConteúdosEconomiaNacionalTecnologia

SQL para ler Banco de Dados

Para quem está fora do mercado de informática e tecnologias de programação alguns dados são difíceis de entender. Porém, com um pouco de esforço é possível começar a “sacar” e interpretar certos conceitos e desvendar vários segredos. Palavras e siglas como database, MySQL, por exemplo, são relativamente simples de compreender. Quer tentar?

Redação

São Paulo, 14/06/2022.

2 Minutos.

Introdução ao tema: Workbench (literalmente bancada) é uma ferramenta de design visual bases de dados que integra desenvolvimento de software, administração de banco de dados, design de banco de dados, criação e manutenção para o sistema de banco de dados MySQL. O software dá ao usuário a possibilidade de modelagem de dados, desenvolvimento de SQL (o que é isso?) e ferramentas de administração abrangentes para configuração de servidores, administração de usuários, backups e muito mais.

Com isso em mente uma empresa brasileira de tecnologia de finanças – DM – em um projeto desenvolvido durante seu programa de estágio em ciência de dados foi apresentado ao lado de cases de gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Microsoft, etc. Com a mentoria de um expert do Vale do Silício durante todo o ano passado, um grupo de estagiários criou um Workbench de usabilidade extremamente simples para que qualquer executivo possa usar a ciência de dados em sua rotina.

“O foco do nosso Workbench, criado pelos estagiários da DM é que qualquer executivo consiga usar dados do histórico de uma variável de interesse de sua área. Dessa forma, podem treinar modelos preditivos de comportamento e avaliar diferentes cenários para a tomada de decisões estratégicas”, explica Fernando Oliveira, Diretor de tecnologia e Ciência de Dados da empresa.

Há apenas seis meses, o desafio foi proposto pelo mentor dos estagiários de ciência de dados da DM, Alexandre Nascimento. O expert é empreendedor residente no Vale do Silício e pesquisador na Universidade de Stanford, e foi ele quem decidiu levar o resultado para o evento da Singularity University.

“Quando conheci a proposta dela para o seu programa de estágio, logo vi que se tratava de uma empresa brasileira agindo na vanguarda como eu só havia conhecido nas gigantes do Vale do Silício”, destaca Nascimento.

O mentor ainda acrescenta que, “lá, o processo de estágio não tem nada de como era antigamente, quando o estudante fazia cópias e pegava o cafezinho. Nessa mentoria, eles foram os protagonistas de um projeto único, que fará suas carreiras avançarem. Este ano, todos eles foram efetivados e uma nova turma chegou para dar continuidade e encarar novos desafios”.

SQL para ler Banco de Dados
Ferramenta que dispensa conhecimentos de programação e IA? (Img. Web)

O Workbench da DM

Os estudantes conseguiram criar um sistema extremamente simples, inclusive utilizando uma interface dentro do Excel. “Utilizar a tecnologia e a inovação para revisitar de maneira mais eficiente as plataformas populares que já estão à nossa disposição tem se tornado uma tradição na empresa.

Um exemplo recente foi o uso do Whatsapp como canal de captação de clientes em substituição a um aplicativo, para o qual seria necessário um novo download e uso de espaço e dados do smartphone”, ele lembra.

Com apenas alguns cliques, qualquer colaborador pode treinar um modelo com base em um histórico de dados. Primeiro, encontra-se o melhor algoritmo, aquele que apresenta melhores indicadores e taxa de acerto. Então, o modelo é aplicado aos dados atuais, por exemplo, em uma pipeline de vendas para encontrar as maiores probabilidades de fechar negócio.

“Utilizar a ciência de dados para basear decisões estratégicas não é uma novidade, algumas empresas utilizam sistemas do mercado para isso. O nosso diferencial é termos desenvolvido um Workbench próprio para o nosso modelo negócio e para o nosso histórico de dados. O resultado serão melhores resultados e gestão do tempo”, conclui o diretor.

DM é uma empresa de produtos financeiros

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP