EnsinoNacional

PLANO EMERGENCIAL PARA ESCOLAS

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E/OU DE PESQUISAS DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS POR CONTA DO COVID-19

União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e Associação Nacional de Pós-Graduandos.

São Paulo, 18/06 de 2020.

CONJUNTURA E CONTEXTUALIZAÇÃO

A pandemia, declarada pela Organização Mundial da Saúde, da COVID-19, popularmente conhecida como coronavírus, acendeu um alerta mundial. E posicionou os países e suas populações em um cenário de apreensões, incertezas e busca por mecanismos de combate ao vírus e proteção da saúde das pessoas.

Assim, no Brasil, a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, pelo Ministério da Saúde, colocou a responsabilidade coletiva do exercício de medidas que visem a proteção, prevenção e contenção da disseminação do vírus no território nacional.

Desse modo, seguindo as orientações sanitárias dos órgãos e agências competentes, centenas de escolas, universidades e instituições de pesquisas suspenderam suas atividades. Uma conjuntura atípica e que requer medidas para proteção, permanência na universidade, continuação de atividades de pesquisas e outras essenciais e de trabalho pelo estudantes, professores e outros profissionais dessas instituições.

Nesse sentido, esse documento visa externar as preocupações e demandas do conjunto dos estudantes brasileiros frente aos desafios que estamos enfrentando.

Há de se destacar, no entanto, que mesmo com essa paralisação das atividades acadêmicas, as universidades e institutos de pesquisas têm atuado com protagonismo no enfrentamento do coronavírus.

Não por acaso, foram pós-graduandos no Brasil que sequenciaram em 48 horas o genoma viral, e são eles junto com professores que estão seguindo as pesquisas em buscas de testes, medicamentos e vacinas capazes de diagnosticar, curar e imunizar os brasileiros. Ao mesmo tempo que estudantes, residentes e outros profissionais da saúde seguem se dedicando exaustivamente ao atendimento da população.

Posturas que contrastam com a negligência que o governo brasileiro vem tendo diante da crise em saúde pública, mantendo restrições orçamentárias a essas instituições, tomando ações que preservam as elites e penalizam o povo brasileiro.
segue no link abaixo…