Notícias

Crianças – pensar/sentir o digital

Série de mini documentários, com depoimentos de crianças de todo o Brasil mostra o que os pequenos pensam e sentem sobre o meio digital

Redação

São Paulo, 05/09 de 2020.

2 Minutos

Com o objetivo de entender como as múltiplas infâncias (Crianças – pensar sentir o digital) vivenciam o ambiente digital e a forma como crianças atuam na construção desse espaço em um mundo cada vez mais conectado, o Portal Lunetas apresenta o Especial: Um olhar sobre as infâncias conectadas.

Uma série de mini documentários, com depoimentos de crianças de todo o Brasil sobre sua relação com o ambiente digital, mostra o que os pequenos pensam e sentem sobre o meio digital, quais são as oportunidades e os desafios do espaço virtual, e como é possível usar a internet para expressar suas individualidades e opiniões.

Para a realização desse projeto, entrevistaram crianças de todos os estados brasileiros, com idades entre sete e 12 anos, de diferentes classes sociais e etnias, com e sem deficiência.

Além das falas dos pequenos, o especial traz infográficos e reportagens que retratam temas como caminhos para as famílias orientarem seus filhos na internet.

Reflexões sobre como as telas interferem no desenvolvimento da criança; a tecnologia como aliada das crianças com deficiência; proteção de dados dos pequenos, entre outros conteúdos definem este Crianças – pensar/sentir o digital.

As crianças entram em contato cada vez mais cedo com a tecnologia como extensão de si mesmas. Por isso, entendemos que é importante ouvi-las para entender suas vivências, para assim, podemos contribuir de fato com uma experiência digital ética, segura, inclusiva e criativa para todos.

Uma vivência plena da infância é corresponsabilidade de famílias, educadores, empresas, plataformas de tecnologia e governos, mas também envolve a livre manifestação das crianças em relação aos assuntos que lhes afetam”, afirma Raquel de Paula, coordenadora do portal.

Confira um resumo de cada episódio do Especial:

O mundo digital e o imaginário infantil – Além de reunir, aproximar e divertir as pessoas, a internet também está presente no dia a dia das crianças brasileiras como um espaço dedicado à aprendizagem, à descoberta, ao entretenimento e à interação com amigos e familiares. Nesse vídeo as crianças falam como elas imaginavam o mundo antes do advento da internet.

Sentimentos e expectativas das crianças sobre a internet – Embora o entretenimento mediado por telas esteja presente na vida de muitas crianças brasileiras, elas também usam a internet para se informar, tirar dúvidas e aprender coisas novas.

No vídeo, as crianças abordam como a internet pode ajudar no seu dia a dia, seja nos estudos, em pesquisas sobre conhecimentos gerais ou até mesmo com receitas culinárias.

Como as crianças usam a internet e a mediação dos pais – Agenda cheia não é exclusividade dos adultos. Muitas crianças têm tantos compromissos que já não sabem lidar muito bem com o ócio.

O tempo livre precisa ser preenchido com atividades e o recurso mais à mão é o celular. Nesse vídeo as crianças expõem quanto tempo do seu dia elas passam na internet.

A participação das crianças no mundo digital – Expressar opiniões, sentimentos e brincadeiras em canais ou redes sociais se tornou parte da rotina de muitas crianças.

Mais do que isso, pode ser até sinônimo de carreira, sonho de vida, desejo de ser reconhecido. Contudo, receber afirmação pelo olhar do outro merece atenção.

A criança está em pleno processo de desenvolvimento da personalidade, da identidade, do “Eu”. Ao mesmo tempo, a internet pode ser espaço de criatividade e participação cidadã. Nesse vídeo, o Lunetas quer saber se as crianças gostariam de ter um canal na internet.

Comportamento em relação ao ambiente digital – Apesar de oferecer oportunidades, a internet não é um ambiente completamente seguro. As crianças poderão se proteger melhor se conhecerem os riscos a que estão expostas.

Outra forma de exposição é a publicidade infantil, anúncios dirigidos às crianças com alto potencial de influenciá-las e que podem inclusive atrapalhar a experiência na internet. No vídeo, as crianças respondem como elas entendem a segurança de seus dados nas redes.

Instituto Alana – Lunetas

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Fechado para comentários.