EconomiaNotíciasSociedadeTurismo Brasil

Turismo no Brasil e Mundo

Este tema interessa às pessoas que gostam e podem viajar para destinos distantes, o que pode ser caro, cansativo, mas também prometem aventuras, emoções, vivências e boas energias. Outros interessados, entretanto, são os que querem ou já trabalham no setor e podem oferecer aos viajantes boas condições de informações, hospedagem e conforto na estadia.

São Paulo, 03/07/2023

2,6 Minutos.

Você pode quere viajar sozinho, ou acompanhado de família, amigos, namoradas(os) por diversos motivos. Descanso, recreação, negócios, trás de paz, diversão ou trabalho. Não importa. O que interessa, de fato, é para onde quer ir, como quer, como chegar e voltar e como permanecer durante um período programado no destino escolhido. Obviamente, onde, quando, porque e quem  são o básico de qualquer iniciativa.

Estas são atitudes que devem em grande parte, anteceder sua partida. A pesquisa. Pois, o que você levará e trará de volta na bagagem, na cabeça/coração dependem. Viajar é uma aventura (até uma demanda) espiritual, tanto quanto material. Equilibre-as. Por isso, reserve um tempo razoável para fazer suas escolhas e arrumações. Mas, isso é chover no molhado, não é mesmo? A não ser que seja surpreendido por um capricho da vida! E ela é cheia deles… Ou você seja um tanto atabalhoado…

Este texto inaugura um espaço destinado (ops!) a isso – Turismo e Viagens. Pelo Brasil e pelo mundo afora! Quem quiser pode enviar suas fotos e textos no modelo que segue. A divulgação é gratuita. Mas, deve obedecer algumas regras.

Não pretendemos ser como os já conhecidos. As semelhanças, porém, são comuns.  Para você entender melhor o conceito de turismo e seu valor para a economia dos países, vamos começar expondo dados do segmento local – Brasil – que valem muito a pena conhecer melhor. A sua presença em outras cidades, estados ou países, e sua intenção de participar, como apenas viajante, ou apenas um colaborador da revista e deste caderno, já torna o assunto importante. Para quem vai e para quem recebe um, ou vários turistas-viajantes, nas diversas temporadas possíveis.

É sempre bom saber. Por dentro.

O faturamento do turismo brasileiro no ano passado foi de R$ 208 bilhões, 28% maior do que o registrado em 2021. O crescimento comparado foi de 14,4%. Dos modais utilizáveis  o transporte aéreo teve o maior faturamento – de R$ 66,5 bilhões. Claro, ele não é o mais barato, mas aposta na relação tempo – espaço (distância), o que atrai boa parte dos que preferem (e podem) gastar menos um do que outro. Aviação é o segmento responsável pelo deslocamento de mais de 90 milhões de pessoas pelo território nacional (dados pré pandemia).

Um estudo baseado na Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta dados muito interessantes. O transporte terrestre rodoviário, por exemplo (para quem esteve buscando destinos de curta e média distâncias – entre cidades dentro do próprio estado, ou entre duas ou três fronteiras próximas, por exemplo, no Sudeste: São Paulo-Paraná, São Paulo-RJ, São Paulo-MG), encerrou o ano faturando R$ 34 bilhões. Teve uma alta de 13,9%.

Turismo no Brasil e Mundo
Aeroporto de Guarulhos SP – Dia tranquilo. Corredores de embarques. (Img. Web)
Turismo no Brasil e Mundo- A tendência é aumentar muito a partir de 2023.

Já os setores de chegada  alojamento e alimentação, o que inclui, resorts, hotéis, pousadas, hosts, bares e restaurantes apresentou faturamento no ano passado R$ 59,2 bilhões, um incremento de 23,3% em relação ao ano anterior. Muitos destes destinos apresentam grande diversidade de atividades culturais, recreativas e esportivas (16,7% no ano) e nos grupo de locação de veículos, agências e operadoras de turismo o crescimento foi de 5,3%.

Turismo no Brasil e Mundo
Terminal Rodoviário Tietê – SP – Dia tranquilo nas 50 plataformas (Img Web)

Ocupação hoteleira no ano passado chegou a 59,2%. Nos resorts, a taxa atingiu 60%. Os dados são da pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (InFOHB) e do Radar Resorts Brasil.

Decréscimo apenas na região Sudeste (-1,5%). As demais regiões apresentaram percentual positivos: 3,4% no Centro Oeste; 0,1% no Nordeste; 6,9% no Norte e 0,4% no Sul.

Turismo no Brasil e Mundo
Belas e confortáveis, as pousadas são excelentes opções de descanso e lazer. (Img. Pous.Tambasco – MG)

O fortalecimento do turismo no país passa, necessariamente, pela estruturação dos destinos no sentido mais amplo da palavra. São várias as ações neste eixo, entre elas, a ampliação de cursos de qualificação de trabalhadores que atuam no turismo, com foco no empreendedorismo feminino, bem como a articulação e disponibilização de microcrédito para profissionais e pequenos empreendedores no setor de turismo.

Faça Turismo. É muito bom!

É bom também ficar atento ao projeto de implantação da Rede de Cidades Criativas, além da disseminação da metodologia de estruturação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Ambas as propostas já estão em pleno andamento nas diversas capitais do país, cujos programas de turismo, desenvolvimento socioeconômico regional, educação e cultura serão implementados.