Conteúdos

A EMPRESA ANTIRRACISTA

Em diálogos com grandes executivos, jornalista Maurício Pestana debate, no seu novo livro, as práticas de inclusão racial adotadas no Brasil por corporações globais.

Resenha Literária – Redação

São Paulo, 18/11 de 2020.

1 Minuto

A empresa antirracista: como CEOs e altas lideranças estão agindo para incluir negros e negras nas grandes corporações.
De Maurício Pestana – 256 páginas – Editora Agir.

Negros e negras representam hoje 55,8% da população brasileira e já ocupam a maioria dos bancos nas instituições de ensino superior da rede pública. O mundo corporativo, entretanto, está longe de conseguir reproduzir números como esses em seus quadros de funcionários.

Sempre disposto a mostrar a líderes e investidores que o caminho da inclusão racial é não só o mais correto como também o mais vantajoso para os negócios, Maurício Pestana lança em novembro, pela Agir, A empresa antirracista.

Na obra, em diálogo com executivos nacionais e estrangeiros, o jornalista se propõe a pensar o tema da discriminação no mercado de trabalho e a celebrar programas de ações afirmativas adotados por corporações globais.

Em entrevistas concedidas a Pestana, os convidados compartilham experiências, debatem bem-sucedidos cases de inclusão e revelam sua indignação com a falta de diversidade no setor privado. Entre os CEOs que marcam presença no livro estão, por exemplo, Noël Prioux, do Carrefour, Rachel O. Maia, que deixou recentemente a Lacoste, e Theo Van Der Loo, da NatuScience, que por muito tempo esteve à frente da Bayer.

Capa do livro de Maurício Pestana

Profissionais que atuam em outros cargos estratégicos e de decisão também participam do debate. Diretor administrativo do JP Morgan Chase, uma das cinco maiores instituições financeiras do mundo, Sekou Kaalund reflete sobre as diferenças históricas que existem entre os negros estadunidenses e os brasileiros no quesito Educação.

Visões nacionais e internacionais de um problema global

Maria Angela de Jesus, diretora de conteúdo original internacional na Netflix Brasil, fala, entre muitos outros assuntos, sobre os desafios que enfrentam os jovens afro-brasileiros para conseguir oportunidades no mercado de trabalho. Já Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, aborda a questão das cotas raciais.

O volume traz ainda textos analíticos de Pestana aprofundando alguns dos temas das conversas, além de entrevistas com nomes de fora do mundo corporativo, como a educadora Cláudia Costin.

No prefácio que escreveu para o livro, Antônio Batista da Silva Junior, presidente da Fundação Dom Cabral, lembra aos leitores que o olhar da sociedade está cada vez mais atento aos valores que guiam as escolhas de cada empresa.

“A cobrança por resultados e o desempenho financeiro são armadilhas tentadoras para o líder preocupado com entregas aos investidores ávidos por retorno rápido”, diz. “Porém, a capacidade de conciliar essas entregas imediatas com aspirações de longo prazo é o que levará à prosperidade social e definirá o legado de uma liderança e de sua organização.”

Em A empresa antirracista, o público vai descobrir o que pensam e como agem grandes executivos quando o assunto é inclusão racial. Atual e extremamente necessária, a obra convoca empreendedores a repensarem a diversidade em suas organizações e a trabalharem por um futuro mais justo, ético e igualitário.

MAURÍCIO PESTANA é jornalista, publicitário e tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
Diretor executivo do Fórum Brasil Diverso, preside o conselho editorial da Revista Raça e escreve na IstoÉ Dinheiro.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP