LiteraturaMulherProfessore(a)s

O Poço – Livro de Eliandro Rocha.

A partir de personagens simbolizados por animais, o autor demonstra as qualidades e potencialidades de cada um.

Assessoria de Imprensa

São Paulo, 26/03 de 2021.

1 Minuto

Depois de se tornarem grandes amigos no livro A Ponte*, o coelho Nestor e o macaco José estão de volta em O Poço. O livro mostra como uma forte amizade pode superar problemas inesperados. Os amigos levam uma vida tranquila em um belo lugar, com jardins, uma horta e têm até uma ponte sobre o rio unindo a casa dos dois amigos.

Mas um dia, a água do rio desaparece de repente e tudo começa a mudar. Ao longo da história, o leitor pode notar como uma forte amizade pode superar problemas inesperados. Além disso, o enredo mostra os animais interagindo e se complementando em cena, incentivando as crianças a olhar e falar sobre a diversidade com conotação positiva – visão essa que, na atualidade, ainda não é algo naturalmente absorvido no dia a dia.

Capa – (Ilustração: Paulo Thumé)

Ética, meio ambiente e pluralidade cultural estão presentes na obra

Além de destacar a importância de sentimentos, como amizade, respeito, tolerância, ciúme, aceitação, união e sinceridade, Eliandro Rocha aborda também as diferenças entre as pessoas, como características físicas, habilidades, gostos, sensações e maneiras de se encarar a vida. Por meio de personagens simbolizados por animais, o autor demonstra as qualidades e potencialidades de cada um.

As imagens de Paulo Thumé são ricas em cores e detalhes e o formato e preenchimento das letras ajudam a despertar o interesse dos leitores iniciantes (crianças em fase de alfabetização da educação infantil e também dos primeiros anos do ensino fundamental).

Sobre o autor

Eliandro Rocha nasceu no Rio Grande do Sul, em 1976, numa cidade chamada Sapucaia do Sul. Hoje, mora em Portão e trabalha em Porto Alegre. É formado em Marketing e trabalha com literatura infantojuvenil há mais de 10 anos. Eliandro, além de autor, também é contador de histórias. Ele diz que aprendeu com o tempo, que as amizades devem ser compartilhadas e, assim, nasceu esta história.

Sobre o ilustrador

Paulo Thumé nasceu em Porto Alegre, em 1961, e desde cedo foi influenciado pelo pai e pelo avô, escultor e pintor, a ingressar nesse fantástico mundo das artes. Daltônico, autodidata, mas com algumas passagens pelo ateliê livre da prefeitura de Porto Alegre, esse apaixonado pelos quadrinhos vem se dedicando ao desenho e à pintura desde então.

Seu traço bastante lúdico e a forte influência dos quadrinhos o remeteram para esse incrível mundo imaginário das cores, que não se cansa de retratar, mesmo que muitas dessas cores, para ele, sejam difíceis de distinguir.

O Poço: Eliandro Rocha
Ilustrador: Paulo Thumé
Páginas: 40

Callis Editora

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP