ConteúdosEducadoresPedagogos(as)Professore(a)s

Déficit de Atenção – Sintomas

O Transtorno de Déficit de Atenção é neurobiológico, mas quando diagnosticado e tratado adequadamente possibilita uma vida tranquila, a pessoa pode ter uma rotina calma, seja como estudante ou como profissional.

Natalie G. Schonwald

São Paulo, 22/07/2023

1,5 Minutos.

Comemora-se no 13 de Julho o dia mundial do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), por isso decidi falar sobre este tema no artigo deste mês. Primeiro para entender o que é este transtorno, quais são os seus sintomas e como ajudar a diminuir as consequências de quem sofre com esse problema.

Uma coisa importante é falar que o Transtorno de Déficit de Atenção pode ter hiperatividade ou somente causar sintomas de desatenção.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que traz alterações no lóbulo frontal responsável pelas funções executivas. As funções executivas são aquelas responsáveis pelas nossas atividades diárias, para um bom funcionamento da saúde mental e vida funcional.

É um transtorno que na maioria das vezes é diagnosticado na infância e persiste durante toda a vida com algumas características específicas em cada fase. Para diagnosticá-lo uma avaliação neuropsicológica é uma das possibilidades.

Déficit de Atenção - Sintomas
Sem tratamento, o futuro pode ficar comprometido (Img. Web)

Na infância esse transtorno traz dificuldades de aprendizagem, além da importância na regulação emocional. A importância das funções executivas tem relação com a capacidade de foco, atenção, percepções sensoriais em diversos aspectos, importância na memória, julgamento e retomada de lembranças recentes.

A procura de sinais

Na escola, as principais dificuldades estão relacionadas com planejamento e realização de tarefas, execução de trabalhos e concentração.

Planejamento em relação a prazos e prioridades, na organização de suas tarefas, dificuldade de elaboração de textos, organização de dados como gráficos, mapas e diferentes informações, separação de ideias gerais e específicas entre outras habilidades. Na vida adulta a dificuldade aparece na execução das tarefas do cotidiano, variação constante de ideias entre outros sintomas.

Crianças e Adultos
Déficit de Atenção - Sintomas
Professores devem ficar atentos. (Img. Web)

O TDAH tem tratamento que amenizam seus sintomas que deve ser feito com um médico neurologista e o auxílio de tratamento psicoterápico. O médico será responsável pelas medicações enquanto o psicólogo fará o trabalho para auxiliar em mudanças comportamentais.

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para minimizar os sintomas do TDAH em crianças como a criação de uma rotina, dicas para ensinar a criança a se concentrar e organizar o local de estudos.

Em adultos o que pode facilitar é a utilização de uma agenda e um relógio, ter uma alimentação saudável e horas adequadas de sono, além de um lugar organizado, dividir o seu tempo para cada uma de suas tarefas.

O Transtorno de Déficit de Atenção quando diagnosticado e tratado adequadamente permite uma vida tranquila.  Por isso é importante sempre que necessário ir em busca de profissionais adequados para um bom desenvolvimento do cotidiano.

Natalie Schonwald – Psicóloga/Pedagoga

natalie.schonwald@gmail.com

Fontes:

institutoneurosaber.com.br/funcoes-executivas-o-que-sao-e-para-que-servem/

https://www.tuasaude.com/tratamento-para-deficit-de-atencao-e-hiperatividade/

https://saudementalatibaia.com.br/transtorno-do-deficit-atencao-e-hiperatividade.php

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP