ConteúdosDestaquesSociedadeUniversidade

As Universidades Comunitárias

Evento fortalece a participação de universidades comunitárias. Durante a solenidade o ministro recebeu comenda destinada a personalidades da Educação.

Brasília – DF, 12/08/2023

2 Minutos.

Nos dias 3 e 4 de agosto, ocorre a 49ª Assembleia Geral Ordinária da Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias). O evento, realizado na sede da ABRUC em Brasília, tem como tema os 10 anos da Lei n° 12.881/13. É um legado educativo, social e econômico para o Brasil. Durante a solenidade, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, recebeu da (Abruc) a homenagem Mérito da Educação Comunitária, destinada a personalidades que fazem a diferença na Educação.

A Lei dispõe sobre definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das instituições comunitárias de educação superior. Sua luta em busca de fortalecimento e de maior participação na expansão da educação superior e fortalecimento de agendas sociais ganhou alento.

Presentes no evento as Reitoras e Reitores da ABRUC, o Ministro da Educação e a Secretária da Educação Superior Denise Carvalho. Estavam também  o Presidente do Conselho Nacional de Educação Luiz Roberto Curi, o Presidente da ABRUC Claudio Jacoski, a Presidente da ACAFE Luciane Ceretra. Além deles, o Presidente do COMUNG Rafael Henn, o Avaliador do Inep e sócio da Edtech Somos Young, Rodrigo Bouyer, dentre outras autoridades estudantis e políticas.

Em seu discurso, o Ministro Camilo Santana, convidou todos os presentes para consolidar e fortalecer as políticas educacionais em cada território de pertencimento. Em suas palavras, a ABRUC tem um papel fundamental nesse processo, assim como os deputados e as lideranças presentes.

As Universidades Comunitárias
Uma melhor oportunidade de estudar, aprender, e fazer parta do desenvolvimento local, com qualidade. (Img web)

“Temos um desafio enorme de ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior. As universidades comunitárias têm um papel muito importante, porque não têm fins lucrativos. Elas estão dando aos nossos jovens a esperança de concluir o ensino superior no Brasil”, disse.

Pactos e Compromissos

O ministro também falou sobre as ações do MEC em prol da melhoria na qualidade da educação brasileira. Ele citou a recomposição orçamentária para as universidades e institutos federais, a retomada das obras paradas, o reajuste no valor e ampliação das bolsas do Programa Bolsa Permanência.

Frisou também os pactos do atual governo com a educação: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Escola em Tempo Integral.

Universidades, centros ou faculdades comunitárias são instituições de educação superior mantidas por uma associação ou fundação sem fins lucrativos.

Nelas, o estudante, além de receber o conhecimento científico e atuar em pesquisa, dedica parte do tempo a partilhar o que foi aprendido no local em que vive.

“Festejar os 10 anos da Lei 12.881/13, significa celebrar uma importante decisão política de apoio e de consolidação deste perfil de instituições pelo Brasil, cujos legados sociais e intelectuais são de valor incalculável para o desenvolvimento do país.”, diz Rodrigo Bouyer, avaliador do Inep.

Para Claudio Jacoski, Reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó: “As Instituições Comunitárias de Educação Superior no Brasil, todas sem fins lucrativos, possuem um papel diferenciado dentro do sistema federal de educação superior, na medida em que tem no seu DNA um elevadíssimo nível de investimento em ensino, pesquisa científica, extensão, empreendedorismo e inovação, em atividades voltadas para o desenvolvimento da comunidade local, regional e na formação de professores e profissionais de excelência, e em todas as áreas do conhecimento”.