DestaquesFÓRUM EducaçãoLiteraturaSociedade

Fundamental é Ler-Escrever

Viva o Livro – Projeto gratuito em escolas da rede pública contribui para diminuir a defasagem de leitura e escrita de todo(a)s o(a)s estudantes brasileiros.

São Paulo, 22/06/2023

2 Minutos.

Estudo aponta baixo desempenho das e dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, colocando o Brasil em 39ª posição entre 43 países avaliados. Iniciativa da Evoluir propõe metodologia pedagógica para incentivar competências e já beneficiou mais de 9 mil crianças em três cidades

As habilidades de leitura dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental no Brasil estão longe do ideal. É o que apontou o estudo internacional Pirls (Progress in International Reading Literacy Study), realizado no final de 2021 com quase 5 mil estudantes de 9 a 10 anos de idade. 38% não atingiram as competências mais básicas de leitura e apenas 13% alcançaram proficiência, ou seja, que possuem a capacidade de compreensão de texto, de formar conexões entre as informações lidas e de desenvolver senso crítico a respeito do conteúdo.

O baixo desempenho colocou o Brasil em 39º lugar entre 43 países avaliados, atrás de nações com menos recursos econômicos, como Azerbaijão e Uzbequistão. A pandemia, com o fechamento das escolas e a falta de acesso aos recursos tecnológicos para acompanhar as aulas remotas, pode ter agravado um quadro já desfavorável.

Mas, o projeto gratuito da empresa gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais com a Educação Integral. O propósito é contribuir para mudar esse cenário. O “Viva o Livro!” incentiva a leitura de forma lúdica e já beneficiou, somente em 2022, mais de 9 mil alunos em 3 cidades do Sudeste – Niterói (RJ), Itapemirim (ES) e Itupeva (SP).

Facilitadores da Aprendizagem

Eis a oferta: 1) capacitação para equipes pedagógicas, apoiada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma das mais modernas tecnologias de educação; 2) Construir seu próprio livro, com o aplicativo Story Jam de construção colaborativa de conteúdo, e a montagem do livro físico, com técnicas de scrapbook e adereços artísticos; e 3) doando um acervo de livros infanto-juvenis para as escolas e bibliotecas municipais. Em 2023, a iniciativa acontecerá nas escolas de Itupeva (SP) e Barcarena (PA).

Além de engajar as crianças no mundo encantado e divertido da leitura, todo o conteúdo do projeto foi pensado para desenvolver cinco competências essenciais para a formação dos futuros cidadãos.  Desta forma colabora para a construção de uma sociedade inclusiva e democrática, explica o coordenador Francis Dias. “Estimulamos o Mergulhar em si, por meio das representações da leitura e da escrita literária, para o autoconhecimento e o autocuidado. Já no Fluir em Equipe, os estudantes aprendem a importância de tecer redes relacionais para compor o trabalho de Entender o Mundo, diante das suas complexidades, ambiguidades e interdependências”, enumera.

Uma trilha individual e coletiva tem sentido com o Voz Ativa, construção baseada em confiança, argumentos e empatia, essenciais para trazer a quinta competência, o Agir com Consciência. “Todas essas habilidades combinadas são fundamentais para prosperar na realidade. Visar a valorização da diversidade cultural e a inserção na Cultura Digital, nesta vida de constantes e velozes transformações exige ética e criatividade na resolução de problemas”.

Leia livros

O coordenador considera as defasagens geradas pela pandemia da Covid-19. Sobretudo nas relações socioemocionais e no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita como competências e ferramentas poderosas nos processos de ensino e aprendizagem. “Com elas, crianças, jovens e pessoas adultas se fortalecem em suas individualidades. Constroem relações de apoio mútuo e solidário, por meio de conceitos e diferentes linguagens, com imaginação e objetividade a favor do bem comum”, completa.

Viva o Livro! é um projeto ludo-pedagógico criado pela Evoluir para a ampliar o acesso da população aos livros. Alinha-se às competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).