DestaquesFÓRUM EducaçãoJovens e Educação PolíticaNotíciasProfessore(a)s

Um APA é sua Inteligência?

Não há nenhuma novidade aqui. É possível orientar estudantes desde a base a se organizarem para construírem um capital intelectual
capaz de lhes garantir oportunidades futuras e produtivas. Um APA é um ambiente pessoal de aprendizado. Do inglês, Personal Learning Environment (PLE) ele é uma estratégia racional – ou enfoque pedagógico – que serve como guia e guarda do conhecimento. A escola pública tem de te ensinar isso. Monte o seu.

São Paulo, 22/06/2023

2,7 Minutos.

A discussão sobre IA e Educação tem ocupado espaços em diversos veículos de mídia, gerando opiniões e impressões ora convergentes,
ora divergentes sobre sua aplicação e vantagens. Como um rio, o tema corre solto, caudaloso, e em um de seus principais afluentes navega a todo vapor e sem leme, a ênfase nas dificuldades que os novos sistemas são capazes de criar e, que em tese, por não se terem materializado, ainda não se podem compreender. Portanto, o terreno submerso das especulações continua escuro, porém fértil e adubado pelas diversas intenções e dúvidas de modo geral, frutos do inconstante e disruptivo estado mental da sociedade.

Isto não ocorre por acaso. É, ao mesmo tempo o registro de um embate ideológico que se pretendo insolúvel, porquanto sem um centro
gerador, mas potencializado pela infinitamente espraiada rede de informações e comunicações atuais. E, por outro lado, o resultado dos
temores e reações espasmódicas frente ao desconhecido.

Não se pode organizar todo o conhecimento gerado por esta primavera panspérmica que fecunda corações e mentes e gera turbilhões
criativos como numa cornucópia mágica. As estruturas se tensionam, revolucionam e as vibrações promovem tonturas. Contudo, alguns poucos privilegiados concentram, filtram e controlam o fluxo desta riqueza. Gargalos desta natureza geralmente apontam para a disfuncionalidade dos setores sociais que deveriam organizar a sua fluidez.

Um APA é sua Inteligência?
A Educação atual não pode prescindir de seus melhores  instrumentos. Professor e aluno. (Img. Web)

Entretanto, apesar da concentração deste poder em mãos de alguns acumuladores de recursos, a despeito da miséria circundante, torna-se visível, num horizonte ainda enevoado para muitos, a chance de organizar um espaço de captação, processamento e disseminação desta riqueza.

Só será possível, porém, se a adição destes valores se juntar a divisão dos mesmos – única maneira de promover a multiplicação.

Criando um APA.

Faça um sorrindo. Tome uma aula como um módulo.

Faça divisões: tema, análise/discussão, conclusões – questionamentos.

Em Ciência nenhuma conclusão é definitiva. Tudo pode ser revisto, discutido, ampliado. E aprender tem muito de Ciência.

‘À semelhança de um e-portfólio, no contexto de uma unidade escolar-curricular, um APA pode ser entendido como um espaço pessoal
online, ou físico em que cada estudante organiza as suas aprendizagens ao recorrer às potencialidades das tecnologias digitais.’ Ainda assim, é possível, a partir de recursos “primitivos”, como a caneta e alguns cadernos, dar início à sua edificação.

A arquitetura pode ser bem simples. De fato, ela também pode aumentar bastante em complexidade na mesma proporção da diversificação dos seus “ativos” não consumíveis de interesses. Ou seja, você aprende, adquire conhecimento através das trocas interpessoais e interações com o meio, seleciona o interessante e o aloca num espaço usando os códigos internalizados. Por isso vá devagar. Opte sempre pelo que você entendeu, assimilou e sentiu que foi bom e calmo.

Estes códigos são palavras e números. Constituem-se em equações montadas pelas sintaxes das linguagens. As palavras organizadas por
seus valores e atributos geram frases, períodos, e são a base de toda comunicação. Os números também. O uso destes códigos organizados podem, inclusive, revelar quem é você. A língua, por exemplo, em seus diversos usos traduz o caráter de um povo. A Medicina, a Arquitetura e a Engenharia idem.

A Viagem criativa

O APA que cada um criar se constituirá no lugar de registro, organização e sistematização, quer do acompanhamento das atividades
das unidades curriculares – aulas, nomeadamente da participação ou presença nas sessões síncronas e leituras dos textos sugeridos em
cada módulo, quer do resultado das pesquisas efetuadas da iniciativa do estudante para aprofundamento dos temas.

Ele é seu, particular, e, vantajosamente, pode ser transferido. Isso contudo, não significa que um novo usuário terá a mesma compreensão
do conteúdo que o seu construtor. O uso pode ser físico, mas o valor deste capital intelectual é só seu. Claro que as consultas feitas a ele
facilitam a recuperação de dados que servem para erigir raciocínios. Novos, inclusive. Modos atualizados e convergentes com novas tendências de ver e compreender a realidade. Ajuda também a imaginar o futuro.  Essa é a infinita vantagem de ter e organizar um ambiente de aprendizado.

Pode-se transitar por ele a vontade, dividir, convidar, aumentar, restringir, direcionar, enfim usar onde e quando for interessante.
Não há segredo algum, porque ele é uma extensão de seu cérebro, um produto de sua reflexão, é-lhe inerente. Com ele você vai onde, quando, como e com quem quiser.