EducaçãoPolíticaSociedade

Defesa do Plano de Educação

A cidade de São Vicente, com o prefeito Kayo Felype Nachtajler Amado, define prioridades do município: equipamentos tecnológicos, climatização e melhorias da infraestrutura das unidades de ensino, e ampliar o número de creches e escolas.

São Paulo, 25/05 de 2021.

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) participou hoje (24/5), em São Vicente, da cerimônia de lançamento da plataforma PAR 4 do Plano de Ações Articuladas 2021/2024, do Ministério de Educação, que tem como objetivo a melhoria da qualidade da Educação Básica pública. Nesta etapa, Estados e municípios fazem o mapeamento e elaboram o diagnóstico de suas realidades educacionais para receberem apoio técnico e financeiro do MEC e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

“É um momento muito importante para toda a região da Baixada Santista. A gente sabe que a Educação é a principal ferramenta de transformação social de uma nação. E com metas bem estabelecidas, com apoio dos governos estaduais e com as prefeituras mobilizadas, eu não tenho dúvidas que o avanço será grande. Que o PAR 4 seja realizado com sucesso e que o nosso Brasil possa avançar para chegarmos à Educação de máxima qualidade, que é o sonho de todos nós”, declarou Renata Abreu, uma das parlamentares mais atuantes no Congresso em defesa da Educação.

O PAR é um dos principais instrumentos orientadores das políticas educacionais desenvolvidas pelo MEC desde 2007, que tem como objetivo a promoção da melhoria da qualidade da Educação Básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do PNE (Plano Nacional de Educação); a elaboração de planos plurianuais das políticas de Educação pelos entes federados, com foco na melhoria do acesso e permanência dos estudantes e na qualidade da Educação Básica na rede pública.

Vista do teleférico. Cidade de São Vicente na Defesa do Plano de Educação.
Vista do teleférico. Cidade de São Vicente na Defesa do Plano de Educação (Foto: Internet)
Mas, e a questão dos professores: preparo, salários, equipamentos, plano de carreira, de saúde, alimentação…?

Nesta quarta etapa, Estados, Distrito Federal e municípios fazem o mapeamento de suas redes de ensino e, a partir dele, elaboram o diagnóstico minucioso da realidade educacional estruturado em quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. A partir desse diagnóstico, a equipe responsável planeja e desenvolve um conjunto de ações que resultam no PAR.

A cidade de São Vicente, administrada pelo prefeito Kayo Amado (Podemos), iniciou o seu levantamento sobre as principais necessidades na área educacional para os próximos anos e receber apoio técnico e financeiro da União para melhorias na Educação Básica pública.