ConteúdosCultura SistêmicaEducaçãoMulherSociedade

Instituto Them e AEscolaLegal Promoveram

A Plataforma e Revista AEscolaLegal, o Instituto THEM e a Equipe Justiça em Círculo realizaram debate online sobre Justiça Restaurativa na Escola, a fim de orientar e fomentar a disseminação das práticas restaurativas na rede de Educação. O objetivo é organizar métodos e ações para a convivência e o desenvolvimento da Cultura de Paz. O evento ocorreu no dia 05 de Junho às 16 h e foi transmitido pelo canal AEscolaLegal Conversa do YouTube.

São Paulo, 08/06 de 2021.

A Justiça Restaurativa (JR) se constitui em um processo ou método que trata as situações de ofensa focalizando a responsabilização de todos os envolvidos para que coletivamente identifiquem os danos e obrigações decorrentes da ofensa ou agressão.

Fundamenta-se no novo paradigma de justiça no qual se oportuniza à vítima, agressor e demais envolvidos no ato, a colocação de seus motivos e necessidades num processo dialógico que possa reconhecer danos, repará-los e restabelecer o bem estar emocional.

A Escola é um microssomo onde as questões da convivência são processadas de forma muito especial levando em conta a multiplicidade das relações entre crianças, jovens, professores, pais e comunidade.

Instituto Them e AEscolaLegal Promoveram Mesa de Debates sobre Justiça Restaurativa. (Img. Inst. THEM)

As diferenças sociais, psicológicas, emocionais da cada pessoa aliadas aos papéis esperados promovem relações tensas marcadas muitas vezes por conflitos, indisciplina, agressões e ofensas.

Reconhecer, explorar e ampliar a riqueza das relações no ambiente escolar

Neste sentido os princípios e paradigmas da Justiça Restaurativa aplicam-se nos ambientes da escola de forma preventiva, propondo relações mais dialógicas entre seus componentes, construção coletiva de regras de convivência de forma a aproximar e criar relações de confiança entre professores, alunos e os demais atores.

Aplicam-se, ainda, às situações conflitivas em tais ambientes, buscando espaços de diálogo, escuta, inclusão, corresponsabilização e restabelecimento das relações.

Acesse o site do Instituto THEM e veja os cursos promovidos pela equipe com experiência e intercâmbios internacionais.

Assistam o vídeo do evento aqui.

Fechado para comentários.